Ações em benefício da população são reconhecidas com entrega de honrarias

Servidores públicos e membros da sociedade civil foram agraciados com o Certificado de Amigo da Defesa Civil e a da Medalha de Honra ao Mérito da Defesa Civil do Estado de Mato Grosso na noite desta terça-feira (13.11), em um evento no Palácio Paiaguás, organizado pela Secretaria Adjunta de Defesa Civil da Casa Civil de Mato Grosso. A proposta foi reconhecer os relevantes serviços prestados à população mato-grossense entre 2017 e 2018, com a entrega de 27 certificados e 30 medalhas.

Entre as agraciadas está a servidora da Secretaria de Estado de Cultura, Helena Maria da Costa. Ela é responsável pela Biblioteca Itinerante, um projeto de extensão da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. “A Defesa Civil é uma parceira importante, sou muito grata pelo apoio logístico ao nosso trabalho. Nos três anos e meio de projeto conseguimos distribuir 15 mil livros e chegamos a 131 municípios. Este certificado é um reconhecimento dessa parceria que deu certo.”

O secretário-chefe da Casa Civil, Ciro Rodolpho Gonçalves, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito. “É um orgulho para mim como servidor público ser lembrado, saber que o esforço tem valido a pena. Servir a quem mais necessita, esse é o nosso ofício. Resta a minha admiração por aqueles que tem paixão por servir e se dedicam ao próximo de forma voluntária. Meu agradecimento como cidadão mato-grossense aos que socorreram nossos irmãos na Caravana da Transformação e em situações de emergência”.

O secretário adjunto de Defesa Civil do Estado, coronel BM Abadio Cunha, agradeceu a presença dos voluntários formados pela Defesa, a exemplo de Marta Magalhães Pereira da Silva, que recebeu a medalha de honra mérito. Marta foi formada como voluntária pela Defesa Civil e colaborou na realização da Caravana da Transformação de Barra do Garças, em agosto de 2017. De lá pra cá, organizou ações e fundou uma associação que agrega mais de 600 voluntários daquele município.

O coronel Cunha ainda lembrou a história da instituição no mundo e em Mato Grosso. “De 2010 até hoje, mais de 250 mil pessoas em Mato Grosso foram impactadas em desastres naturais. Aumentar a capacidade de resiliência dos municípios é a nossa missão, por isso, começamos a doar kits aos municípios, equipamentos que fazem muita falta nessa era tecnológica”.

Os kits aos quais o secretário faz referência entregues nesta terça-feira para as defesas municipais de Pontes e Lacerda, Porto Espiridião e Vila Bela da Santíssima Trindade, contêm computador, câmera fotográfica e aparelho de GPS. Eles serão utilizados para a coleta de dados em tempo real, colaborando no serviço de prevenção da Defesa e diminuindo as perdas econômicas e em especial de vidas humanas.

Comentários Facebook