ALMT e OAB/MT promovem debate entre candidatos ao governo de Mato Grosso

Equipes da TVAL e Rádio AL garantiram a transmissão do debate para todo o estado.

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Os cinco candidatos ao governo de Mato Grosso marcaram presença no debate que aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB/MT), na noite de quinta-feira (20). O evento – resultado de parceria entre a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e a OAB/MT – foi transmitido ao vivo pela TV Assembleia e Rádio Assembleia. A mediação foi feita pelo jornalista do Parlamento, Anderson Sartori.

Durante o debate, que teve duração de duas horas, Arthur Nogueira (Rede Sustentabilidade), Mauro Mendes (DEM), Moisés Franz (PSOL), Pedro Taques (PSDB) e Wellington Fagundes (PR) responderam questionamentos que eles fizeram entre si, conforme determinado em sorteio. Os concorrentes ao cargo de governador também responderam a uma pergunta feita pelo presidente da OAB/MT, Leonardo Campos, e a cinco perguntas feitas pela plateia, composta por advogados, estagiários e por interessados inscritos. 

Transmissão – Conforme dados da TVAL, 11 profissionais da emissora e cinco da Rádio Assembleia trabalharam durante o evento para levar as informações aos telespectadores e ouvintes mato-grossenses. Três deles estiveram na unidade móvel ajudando a fazer a transmissão. Já a OAB/MT contou que uma equipe de 20 pessoas diretamente ligadas ao debate, totalizando 36 profissionais.

“É muito importante essa parceria da Assembleia Legislativa com a Ordem dos Advogados a fim de proporcionar ao eleitorado mais esta oportunidade de conhecer cada candidato e o que eles pretendem fazer para melhorar a vida dos mato-grossenses”, assinala a secretária de Comunicação da ALMT, Rosimeire Felfili.

Para o diretor da Rádio Assembleia, Jaime Neto, o debate é a oportunidade para o eleitor definir sua escolha pelos candidatos. “É importante porque a Rádio Assembleia pega em todos os 17 municípios na Baixada Cuiabana onde o sinal alcança, além da parabólica consolidada e também pela internet. O ouvinte poderá tirar suas dúvidas com esse debate de transparência junto com a OAB”, afirmou Neto.

Transparência – A parceria para realização e transmissão do evento não é nova e foi iniciada em 2016 com o debate entre os então candidatos à prefeitura de Cuiabá. Esse tipo de ação segue a determinação da Mesa Diretora da ALMT para tornar o pleito cada vez mais transparente, em conformidade à legislação eleitoral. O encontro também é parte da campanha “Voto não tem preço, tem consequência”, desenvolvida pela OAB/MT.

“Aqui nós estamos fazendo com que o eleitor tenha um contato direto sem qualquer tipo de filtro com o candidato. O tema é livre e assim é possível extrair ao máximo dos candidatos”, explica o presidente da instituição, Leonardo Campos. Para o superintendente da TVAL, Wanderley Oliveira, o objetivo do debate é proporcionar o conhecimento público sobre os planos de governo de cada candidato. “É importante para que os eleitores tenham acesso à plataforma de trabalho dos postulantes ao cargo de governador”, afirma Oliveira.

Comentários Facebook