Alunos da escola Ana Francisca participam do Projeto ASAS no aeroporto

Alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Ana Francisca de Barros’, do Bairro 23 de Setembro, conheceram na semana passada o funcionamento do setor de segurança e prevenção de incêndio do Aeroporto Internacional Marechal Rondon bem como empresas de taxi aéreo e o hangar da Polícia Militar de Mato Grosso, onde tiveram a oportunidade de ver de perto o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas CIOPAER e conhecer a parte interna de uma aeronave comercial.

O Projeto ASAS, desde o seu início em 2017, já atendeu 25 escolas da Rede Municipal, perfazendo um total de 750 alunos que participaram e conheceram as instalações e o trabalho dos profissionais que atuam no Aeroporto Internacional Marechal Rondon.

De acordo com o Coordenador de Segurança Operacional do aeroporto, Joenil Marques Ribeiro, o projeto tem servido para orientar e educar as crianças sobre a operacionalidade e cuidados do aeroporto, seu entorno e principalmente conhecer o seu funcionamento na área de segurança.

“Desde o início do projeto, foram atendidas mais de 25 escolas com o objetivo não só de proporcionar às crianças esse momento de descoberta, mas também de orientação sobre os problemas oriundos dos lixões nas cabeceiras da pista, que atraem pássaros, como o urubu, bem como a soltura de pipas no entorno do aeroporto, o que essas práticas podem causar acidentes aéreos. A sensibilização junto aos alunos se torna uma prática preventiva, visto que são as crianças as multiplicadoras das informações e conhecedoras dos problemas, em que o projeto aponta”, disse o coordenador.

“Ficamos felizes em encerrar o ano de 2018 com mais um encontro do projeto “ASAS” que dá oportunidade aos alunos da Rede Municipal de Ensino de conhecerem o funcionamento do Aeroporto Internacional Marechal Rondon e as aeronaves estacionadas no pátio”, comentou o diretor Rodolfo Corrêa da Costa.

“Ao longo desses dois anos de atividade, já encontramos pais e professores que comentam a respeito do efeito positivo nas crianças proporcionado por essas visitas. Em 2019 temos a intenção de implementar novos projetos destinados aos alunos do Ensino Básico, juntamente com a manutenção do projeto ASAS e outros que executamos em Parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer”, explicou o vereador Ícaro Reveles.

Comentários Facebook