Associação Mato-grossense dos Cegos visita sede da Assembleia Legislativa de MT

Associação Mato Grossense Dos Cegos (Foto: Angelo Varela/ALMT)

O presidente da Associação Mato-grossense dos Cegos (AMC), Alex Francisco Lili e um grupo de associados foram recebidos pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, Adolescentes e Idosos, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Jajah Neves, na tarde desta quinta-feira (10).

Jajah destacou a preocupação da atual gestão da Comissão de Direitos Humanos no que diz respeito, não só à acessibilidade nos espaços físicos, mas também de inclusão social em diversos setores. “Tenho vários projetos que estão em tramitação e alguns que estão em estudo. Aapresentei nesta semana, por exemplo, um projeto que exige acessibilidade nas universidades, com a preocupação de fazer politicas publicas?diferentes para atender os diferentes?, mas sem distinção. Percebo as dificuldades de acesso para vocês. A minha maior preocupação é promover a inclusão e eu, juntamente com a Comissão, estamos trabalhando nesse sentido”, disse Neves.

Além disso, o deputado ressaltou a importância da Associação dos Cegos ter tido a iniciativa de vir até o Parlamento, conhecer a sede e o funcionamento do Legislativo – eles participaram do Programa Por Dentro do Parlamento, onde é possível, por meio de agendamento, visitar o prédio e se conhece sobre a história e o funcionamento do Legislativo. “Essa interação é importante e precisamos disso. O interesse de vocês que nos dá mais motivação”, afirmou o arlamentar.

Para o presidente da Associação Mato-grossense dos Cegos, Alex Franciscoa visita e a recepção por parte do Parlamento foi uma iniciativa muito prazerosa e oportunizou aos associados conhecer a Assembleia. “Foi uma oportunidade ímpar conhecer e acessar a ALMT. Sentimos-nos muito gratos e surpresos com a recepção do deputado Jajah Neves que não estava programada. Isso demonstra a preocupação dele em ouvir e garantir o acesso de todos ao Parlamento”, enfatizou Alex.

Os associados cantaram uma música em homenagem ao deputado Jajah, “Um dia perfeito”, do grupo Falamansa. O deputado agradeceu e disse que se emocionou. “Vocês conseguiram me emocionar e me mostraram através dessa canção que temos que ter ações para provocar esperança e fé nas pessoas, me mostraram hoje que é possível enxergar além dos olhos, isto é, podemos enxergar como coração, foi muito gratificante”, concluiu o parlamentar.

Depois os participantes conheceram as dependências da sede da Assembleia Legislativa, estiveram no plenário Renê Barbour, onde são realizadas as sessões plenárias e por meio de descrição e tato puderam saber como é aquela estrutura. Eles percorreram também outras dependências do prédio. 

Fonte: AL MT

Comentários Facebook