Audi E-Tron: SUV que roda 400 km sem recarga e vai até 100 km/h em 6 segundos


Audi e-tron: SUV entre o Q5 e o Q7 com propulsão elétrica e bons 400 quilômetros de autonomia entre os atrativos
Divulgação

Audi e-tron: SUV entre o Q5 e o Q7 com propulsão elétrica e bons 400 quilômetros de autonomia entre os atrativos

Desde a apresentação do conceito em 2015, o Audi E-Tron é o primeiro carro elétrico que a Audi irá lançar até 2020. Seus sistemas conseguem recuperar até 30% da capacidade da bateria e, em descidas, o SUV elétrico tem a capacidade de acrescentar um quilómetro de autonomia por cada quilômetro percorrido. Além disso, a tecnologia conta ainda com outros recursos, que incluem o “Boost Mode” – uma espécie de “nitro” disponível durante 8 segundos que explora todo o potencial dos dois propulsores do automóvel.

LEIA MAIS: BMW i3: como é a vida andando de carro elétrico na cidade de São Paulo

Ainda em relação ao sistema de recuperação de energia, o Audi E-Tron traz três modos de funcionamento. São eles o da recuperação de energia em frenagens, com uma suave transição entre a desaceleração elétrica e hidráulica, o da recuperação de energia por prever o caminho e a geografia do local e ainda o da recuperação de energia manual, por meio da utilização das aletas de volante da caixa automática.

LEIA MAIS: VW dobra produção do Golf elétrico, que poderá vir ao Brasil 

Além disso, o “Boost Mode” chega para dar, como o próprio nome sugere, aquele “gás” (ou energia) a mais. Os dois propulsores elétricos desenvolvem um total de 360 cv e 56 kgfm, entretanto, os números chegam aos 408 cv e 66,4 kgfm com o recurso, durante oito segundos no máximo.

LEIA MAIS: Carro voador e autônomo da Audi é apresentado no Salão de Genebra

Audi E-Tron no “guarda-chuva” do Roadmap E

Para o seu projeto Roadmap E – que desenvolverá a eletrificação cada vez mais nos modelos – a Audi está fazendo uso sistemático de duas grandes alavancas de sinergia do Grupo Volkswagen na área de desenvolvimento. Além do Kit de Ferramentas Elétricas Modular, desenvolvido pela Volkswagen para o segmento de compactos, a Audi e a Porsche estão trabalhando juntas para implementar a eletrificação de arquitetura premium para carros elétricos de médio e grande portes. Esses projetos de cooperação reduzem substancialmente os custos de desenvolvimento.

LEIA MAIS: Mercedes mostra uma van elétrica que faz as entregas sozinha

Ainda de acordo com a fabricante, os lançamentos de produtos incluem mais de 20 modelos eletrificados em rápida sucessão até 2025. Em 2019, o Audi e-tron Sportback será o segundo carro totalmente elétrico a ser lançado, seguido pelo e-tron GT da Audi Sport em 2020. A marca também oferecerá um modelo elétrico no segmento de compactos premium em 2020.

LEIA MAIS: Ônibus anfíbio faz bastante sucesso na Alemanha. Assista ao video dele em ação

O Audi E-Tron será revelado apenas no dia 17 de setembro, em um evento em São Francisco (EUA), onde mais detalhes serão revelados. Entretanto, outros dados já confirmados pela fabricante apontam para um pacote de baterias de 95 kWh e uma autonomia superior a 400km por carregamento. Assim, consegue acelerar de 0 a 100 km/h em menos de seis segundos.

Comentários Facebook