Biomimética

A Revista Forbes citou a Biomimética como uma das cinco tendências tecnológicas que podem levar uma empresa ao sucesso. Traduzida do inglês biomimicry (que advém do grego: bios, vida; mimesis, imitação), Biomimética significa literalmente “imitar a vida”. A Biomimética busca resolver os desafios de negócio olhando para a natureza.

É uma área da ciência que estuda as estruturas biológicas e as funções da natureza, buscando aprender com ela e aplicar esses conceitos no desenvolvimento de novas soluções e produtos que resolvam problemas complexos.

A biomimética saiu do mundo acadêmico e invadiu o mundo dos negócios. Ela já é considerada uma das principais ferramentas de inovação e vem transformando a forma como pensamos e criamos novos produtos e serviços. Cada vez mais empresas olham para a natureza em busca de ideias para resolver desafios complexos. A natureza sempre foi uma grande fonte de inspiração para a criação de novas ferramentas. No entanto, o conceito de biomimética é recente. A palavra “biomimética” foi criada por Janine Benyus (autora do livro Biomimicry), que definiu 3 princípios básicos da Biomimética, são eles:

1. Natureza como modelo

A biomimética estuda o funcionamento da natureza e replica ou se inspira nesse modelo para criar novos designs e processos.

2. Natureza como medida

A biomimética utiliza um padrão ecológico para medir a qualidade e eficiência das inovações. Segundo essa ciência, após bilhões de anos de evolução, a natureza sabe o que funciona, o que é resistente e qual a melhor forma de se resolver determinado problema.

3. Natureza como mentora

A biomimética é uma nova forma de se relacionar com a natureza, sem pensar no que podemos extrair dela, mas sim, no que podemos aprender com ela.

Mas afinal, como a biomimética pode me ajudar a resolver desafios de negócios? A natureza está pautada em um sistema de inovação e colaboração de três milhões de anos. Estudando alguns dos princípios básicos da natureza (resiliência, otimização, adaptabilidade e sistemas integrados), podemos criar negócios mais saudáveis, diversificados e rentáveis. Confira as dicas abaixo:

Resiliência

É mais eficiente criar uma cultura de resiliência em sua agência do que correr atrás do prejuízo. Desenvolve resiliência enxergando oportunidades nos tempos difíceis e nas constantes mudanças. Descentraliza, distribui e diversifica conhecimento, recursos, poder de decisão e ações. Estimula a diversidade de pessoas, relacionamentos, ideias e abordagens.

Otimização

Otimizar é mais eficiente do que maximizar! Na natureza não há desperdícios, nada é perdido e tudo é transformado. Portanto, a dica é encontrar o “ponto ótimo” da estratégia da sua agência. Ou seja, não foque em maximizar suas ações, mas sim em desenvolver a melhor estratégia com os recursos atualmente disponíveis.

Adaptabilidade

A natureza possui uma enorme capacidade de se adequar às mudanças climáticas e aos mais diversos desastres. Quer melhorar a capacidade de adaptação da sua agência? Crie mecanismos internos de feedback em todas as áreas da sua agência. Assim, você receberá sugestões e críticas em tempo real e poderá realizar ajustes e melhorias caso necessário. Seja criativo, o budget está acabando? Está sem tempo para planejar aquela mega campanha? Mapeie os recursos já existentes e reaproveite o que fizer sentido.

Sistemas integrados

Em um mundo onde mudanças são constantes e recursos são cada vez mais limitados, é mais eficiente adotar uma abordagem sistêmica do que uma abordagem independente. Quer saber como? Desenvolvendo parcerias estratégicas e trabalhando em rede, utilizando a tecnologia para fazer mais negócios, mapeando as qualidades e fortalezas do seu time interno e criando espaço para novas ideias motivando a sua equipe e estimulando o trabalho em grupo.

Está precisando de inspiração para elaborar uma campanha de Marketing Digital, uma nova Logomarca ou mesmo um Rebranding? Que tal tentar algo diferente e buscar referências na fonte mais antiga e sábia de todas, a natureza?

Conheça alguns trabalhos criados com essa essência:

Natura lança linha com embalagens com baixíssimo impacto ambiental

http://inovacaosebraeminas.com.br/biomimetica-o-que-e/

Rio 2016 – Marca Olímpica

Portfólio

Cláudio Cordeiro – Publicitário, Advogado, Consultor Político ABCOP, Membro ALAP, Diretor da FENAPRO, Diretor da Gonçalves Cordeiro.

Comentários Facebook