Conab apoia combate ao desperdício de alimentos em evento no DF

Com objetivo de combater o desperdício de alimentos, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) marcará presença nas ações de encerramento da Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos, neste sábado (10), no Mercado Livre do Produtor (Pedra), na Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF).

Durante toda a manhã serão realizadas atividades para o público visitante e agricultores que comercializam no local sobre práticas e iniciativas que visam a redução de perdas e desperdícios de frutas e hortaliças. Uma das ações apoiadas pela Companhia é o chamado Barracão do Produtor, ação executada em Minas Gerais e outros estados do país para auxiliar os pequenos produtores na agregação de valor à produção.

Banco de Alimentos

Outra ação com o amparo da Companhia, visando a queda nos índices de desperdício executada pela Ceasa do Distrito Federal, é o Desperdício Zero, no qual os produtos sem valor comercial, mas que ainda estão próprios para o consumo humano, são doados para entidades cadastradas.

Há também o Banco de Alimentos, iniciativa de abastecimento complementar das entidades socioassistenciais que tem como objetivo combater o desperdício e promover a segurança alimentar das pessoas em vulnerabilidade social.

Além de mostrar ações de combate ao desperdício de alimentos, o evento é uma oportunidade de contato direto com os produtores rurais da região, a fim de divulgar e esclarecer dúvidas sobre as políticas públicas de apoio executadas pela Conab, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), o Programa de Vendas em Balcão (ProVB), além dos levantamentos de safra e credenciamento de armazéns.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a cada ano, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos no mundo inteiro são desperdiçados, o que representa cerca de 30% do volume mundial produzido. Para alertar sobre o problema, o governo federal realizou nesta semana, por meio do Ministério do Meio Ambiente, atividades para mobilizar a população contra o desperdício de alimentos e estimular comerciantes a adotarem práticas que evitem perdas de produtos que podem ser consumidos.

Mais informações para a imprensa:Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/6344/6393/2256/6364/6389
imprensa@conab.gov.br

Comentários Facebook