Pesquisar
Close this search box.

Política Cuiabá

Cuiabá 300 anos: revitalização da Praça Maria Taquara

Publicado em

p class”msonormal” style”margin: 0cm 10pt line-height: 16.8667px”>A obra também recebeu indicação do Vereador Misael Galvão.

Com os 300 anos de nossa capital se aproximando, as obras da prefeitura estão em modo acelerado. Depois da revitalização da Avenida Mato Grosso, agora é a vez da Praça Maria Taquara ganhar uma nova e melhor estrutura para a população.

Essa é mais uma indicação que o vereador Misael Galvão fez e a prefeitura atendeu. “Ficamos felizes em ver a evolução das obras em nossa cidade, isso é garantia de melhoria para a população”, expressou Galvão.

A praça abriga diversas barracas de vendedores ambulantes e passageiros que embarcam e desembarcam do transporte coletivo. “Não será apenas o ponto de ônibus, mas a praça toda será revitalizada e a previsão de entrega é abril de 2019”, afirmou o secretário de Serviços Urbanos, José Stopa.

Para a população que utiliza diariamente dessa praça, a revitalização será muito bem vinda. “Agora teremos ponto de verdade para esperar o ônibus, sem precisar ficar na chuva e sol”, afirmou Sergia Arruda, usuária do transporte coletivo.

VEJA TAMBÉM  Vereador Vidal defende implementação do ensino de proteção aos animais

Para o senhor Manoel que trabalha como comerciante nesta Praça há 10 anos, essas obras só vêm para melhorar. “Tenho uma loja de variedades, Estrela do lar, com 10 anos nesse mesmo lugar e essa revitalização da praça será ótimo para todos. A cidade vai ficar mais bonita e o comércio pode ganhar mais clientes com essas melhorias.”

&nbsp“Esta praça é uma das mais conhecidas da Capital e abriga um monumento histórico da nossa cultura e que precisa estar bem conservada. A reforma é de extrema importância para a população em geral, vai beneficiar os comerciantes e demais trabalhadores que atuam na região, além disso, vai atrair número maior de visitantes”, pontuou Misael Galvão.


História

A praça ganhou o nome de Maria Taquara em homenagem a uma mulher negra que trabalhava como lavadeira na Capital na década de 40. Alta e magra, ela ganhou o apelido de uma planta com as mesmas fisionomias. A lavadeira era pobre e, apesar de ter um barraco para viver, era praticamente uma moradora de rua. O escritor e pesquisador Aníbal Alencastro, de 72 anos, diz que conheceu Maria. Ela viveu entre as décadas de 40 a 50 na capital mato-grossense. Ela lavava roupas em córregos e tanques.

VEJA TAMBÉM  Mesa Técnica debate soluções para dívidas da saúde municipal e o papel de Cuiabá como responsável pelo atendimento de todo o estado

Maria Taquara tornou-se uma lenda em Cuiabá, era muito conhecida na época. O que se sabe sobre ela é que era esguia, quase sem seios, cabelos encrespados, requeimada de sol e possuía um sotaque nordestino. Nesta fase da vida aparentava ter entre 25 e 27 anos de idade. O Artista plástico Haroldo Tenuta, após conhecer a história de Maria Taquara, esculpiu sua imagem em bronze na pequena praça no centro de Cuiabá.


Susan Bento assessoria do vereador Misael Galvão com informações do G1.

Imprimir Voltar Compartilhar:  

http://www.urgentenews.com.br/wp-content/uploads/thumbnail-for-280165.jpg
Comentários Facebook
Continue Reading

GRANDE CUIABÁ

POLÍCIA

MATO GROSSO

ESPORTES

Mais Lidas da Semana