Deputado apresenta projeto de lei que cria o Dia do Capoeirista em Mato Grosso

Foto: Helder Faria

Pensando na valorização cultural e social, o deputado Elizeu Nascimento (DC) apresentou em Plenário um projeto de lei que institui o Dia do Capoeirista em Mato Grosso, a ser comemorado anualmente em 15 de julho. 

Na justificativa da matéria, o parlamentar destacou a importância do movimento cultural no estado. “Sabemos que a capoeira tem uma forte influência sobre a população mato-grossense. Antigamente, a capoeira era marginalizada. Hoje, ela é reconhecida como um esporte tanto cultural como também musical. Em decorrência de todo esse processo, começamos a estudar para tornar a capoeira um bem imaterial cultural”, destacou o parlamentar.

Em Mato Grosso, a capoeira atualmente é caracterizada pelo complexo processo de símbolos e imagens que cada grupo possui. No entanto, em nível estadual, ainda não existe uma lei que oficialize o Dia do Capoeirista. Por isso é de plena justiça a comemoração do seu dia, à qual todos nós devemos associar.

“Sua prática representa a junção de diferentes manifestações, como a dança, a música, a dramatização, a brincadeira, o jogo e a espiritualidade. Estas características tornam a expressão complexa, apaixonante, surpreendente e rica”, afirmou o deputado. 

Fonte: ALMT
Comentários Facebook