Escola Adalgisa de Barros recebe a 6ª etapa do projeto “Educação Legislativa em Movimento

ALMT leva Educação Legislativa em Movimento à Escola Adalgisa de Barros, em Várzea Grande (Foto: JLSiqueira/ALMT)

A Escola Estadual Professora “Adalgisa de Barros”, em Várzea Grande, é a contemplada com o projeto “Educação Legislativa em Movimento”, promovido pela Assembleia Legislativa. A abertura aconteceu na noite dessa quinta-feira (10), com trabalhos de oficinas e palestras dos organizadores. Está foi a sexta etapa do projeto, que já passou por escolas nos municípios de Araputanga, Jauru, Vila Bela da Santíssima Trindade, Cuiabá e Distrito da Guia.

Na abertura, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de oficinas de matérias de reciclagem com a equipe da do Ambientação da ALMT, e amostras de material do Instituto Memória contando a história do Poder Legislativo. Ainda na primeira parte da evento, os alunos ouviram sobre explicações de plantio de mudas de árvores nativas, com orientadores do projeto.

“Nossa proposta é entrar na escola realizando oficinas e conversar com os alunos, através de realizações de palestras de diversos temas escolhidos pela Escola”, explica o coordenador da Escola do Legislativo, Tales Roder.

Para a realização da sexta etapa do projeto, a Mesa Diretora fez um estudo no município de Várzea Grande e indicou a Escola Adalgisa de Barros. “A escolha dessa escola se baseou na indicação da Mesa Diretora. Quando iniciamos os trabalhos do projeto, os alunos ficam apreensivos querendo saber qual a mensagem que a Assembleia vai oferecer à eles. É uma interação de alunos e palestrantes. A função desse projeto é reaproximar a comunidade com a a Assembleia”, completa Roder.

A escola recebe alunos de 47 bairros de Várzea Grande, totalizando cerca de 1.700 estudantes, em três turnos diários. Para o diretor da “Adalgisa de Barros”, Ricardo Luis de Moura, é importante que a comunidade fique sabendo sobre os trabalhos desenvolvidos pela Assembleia, e essa é uma chance para observar esses afazeres.

“Ter conhecimento e saber como a Assembleia elabora as leis para melhorar a vida dos cidadãos é muito importante. Eles tem ainda a oportunidade de conhecer qual a função da Assembleia na vida deles futuramente”, destcca Moura.

Os alunos demonstraram muito interesse durante a abertura. A estudante Natália Godoi Silva, que participou da oficina de reciclagem e das palestras, destacou as palestras. “Foram muito boaa essas palestras. Depois dessa participação eu tenho outra visão de como é a Assembleia”, falou ela.

No processo de reciclagem elaborado pelo Ambientação são apresentadas técnicas para preservar o meio ambiente, através de geração de riquezas, a partir  da reciclagem de materiais como o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. “Esta reciclagem contribui para a diminuir da poluição do solo, da água e do ar. Gostei e vou praticar em casa algumas reciclagens”, revelou a estudante Maria Clara Conceição.

O incentivo aos alunos, por meio de palestras e atividades culturais foi citado pelo palestrante Gabriel Guilherme, que falou sobre o tema “Jovens líderes como parte da solução”. Para ele, o fato de levar informações e dicas de como participar da política, pode levar aos estudantes pode ter um interesse maior no futuro.

Na opinião do palestrante, “ao analisar o panorama histórico, vamos ver que a juventude sempre esteve na vanguarda da sociedade lutando pelos direitos ou em defesa dos nossos direitos”, completou ele.

“A ideia é despertar novamente o espírito de liderança para que nossos jovens sejam protagonistas dos caminhos da nossa política. Quando começamos a falar na nossa palestra da interação do jovem na política, sentimos interesse dos participantes, isso é fundamental”, conta Gabriel.

Conforme o cronograma divulgado pela Escola do Legislativo, para hoje (11), estão previstas oficinas, amostras e palestras com os seguintes temas: “De Bem com a Vida”, Jovens líderes como parte da solução”, “Constituição de 1824”, “Assembleia Legislativa da Província à atual Democracia Participativa”, “Vocação”, “Competências da Redação e Matemática voltados para o ENEM”, e “Formação ou Potencialização do Grêmio Estudantil” e a cerimônia de encerramento.

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Fonte: AL MT

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