Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Escola Estadual do Campo é finalista em Prêmio do Ministério do Meio Ambiente

Publicado em

A Escola Estadual do Campo 12 de Outubro, localizada na Agrovila Nova Esperança, em Cáceres (a 225 quilômetros a Oeste), é finalista do 7º prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade A3P do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

A unidade é uma das primeiras do Estado a reutilizar a água da chuva para atividades de limpeza e horta. O resultado dos vencedores do prêmio será divulgado no dia 23 de agosto na sede do MMA, em Brasília. 

Conforme o coordenador do projeto e responsável pela tecnologia social do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Samir Curi, o projeto enviado ao MMA destaca a captação de águas da chuva para residências, escolas do campo e atividades produtivas.

Foi realizado um experimento com oito protótipos diferentes para casas de quase 100 famílias na zona rural de Cáceres. “Entre as oito experiências, a cisterna da Escola 12 de Outubro é uma delas. Entendemos que a educação ambiental é o principal mecanismo de mudança”.

A escola dispõe atualmente de uma cisterna de 125 mil litros e é utilizada no período da seca. Curi afirma que a água para beber vem de uma nascente próxima, porém a água coletada é utilizada para as demais atividades. 

VEJA TAMBÉM  Municípios podem marcar nova data para Dia D de vacinação contra Influenza

“A escola já chegou a ficar quase dois anos fechada por falta d’água. Embora o projeto da construção previa a perfuração de poços, mas não fornecia vazão, por conta de uma crise no subsolo. A partir daí, surgiu o projeto”, explicou.

A Escola 12 de Outubro, tem 371 alunos matriculados sendo 132 na sede e 239 em salas anexas distribuídas em três comunidades – Limão, Soteco e Clarinópolis, a expectativa é que a ideia também possa beneficiar as salas anexas. 

Curi lembra que por ser de baixo custo e de fácil manutenção, a ideia poderá beneficiar várias escolas que se encontram em regiões com dificuldade de abastecimento.

O projeto teve apoio de várias entidades, como o Juizado Volante Ambiental (Juvam), a Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf) e o próprio Incra.

PRÊMIO

O prêmio A3P agracia projetos que podem ser tomados como modelo no que diz respeito ao uso inteligente de recursos naturais e públicos, ao tratamento consciente dos resíduos gerados pelo serviço público e à garantia da qualidade de vida no ambiente de trabalho. 

Comentários Facebook
Continue Reading

GRANDE CUIABÁ

POLÍCIA

MATO GROSSO

ESPORTES

Mais Lidas da Semana