Pesquisar
Close this search box.

Sem categoria

Ginásio Aecim Tocantins recebe a final do Judô do 43º Jec’s

Publicado em

Os Jogos Estudantis Cuiabanos (Jec’s), que já está na 43º edição, chega à reta final, com o Judô tendo seu embate definitivo. A final da modalidade acontece neste sábado (07), no Ginásio Aecim Tocantins, a partir das 13h. Já ocorreram as finais do Xadrez, Tênis de Mesa, Atletismo, Ciclismo, Luta Olímpica, Badminton, Voleibol, Basquetebol e Natação. O evento é uma realização da Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

Os Jogos Estudantis começaram no dia 02 de maio, no Complexo Dom Aquino, reunindo mais de 1.900 alunos e pouco mais de 80 escolas da Capital. A competição vem com a missão de revelar atletas e o potencial esportivo de cada participante. Os vencedores de cada categoria recebem troféus, medalhas e vão representar Cuiabá nos Jogos Estudantis Mato-grossenses, a serem realizados na cidade de Campo Verde no dia 07 de Setembro.

A competição será entre 62 escolas, com alunos das redes de ensino municipal, estadual, federal e particular. A disputa final trará cerca de 120 atletas, das categorias (A) e (B), masculinas e femininas, seguindo as regras da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

As provas são divididas por pesagem: Masculino – Ligeiro: até 60 quilos – Meio-leve: até 66 quilos – Leve: até 73 quilos – Meio-médio: até 81 quilos – Médio: até 90 quilos – Meio-pesado: até 100 quilos – Pesado: mais de 100 quilos. Feminino: Ligeiro: até 48 quilos – Meio-leve: até 52 quilos – Leve: até 57 quilos – Meio-médio: até 63 quilos – Médio: até 70 quilos – Meio-pesado: até 78 quilos – Pesado: mais de 78 quilos.

Cada pontuação atingida tem um nome especifico: Ippon – Derrubar de forma rápida o oponente com as costas no solo. Imobiliza-lo por até 20 segundos ou fazer com que desista utilizando–se de uma chave de braço por exemplo. Após sua execução a luta é finalizada. Wazari – Similar ao ippon, porém as costas não tocam em sua totalidade o chão ou o golpe não foi com força e velocidade, podendo ser imobilizado entre 15 e 19 segundos. E Yuko – Tombar o rival no qual a lateral do corpo encoste ao solo. Outra forma é por imobilização de 10 a 14 segundos.

Em cada disputa, os atletas dispõem de cinco minutos para o masculino e quatro para o feminino. No caso de empate, há uma prorrogação até que um lutador marque o ponto da vitória.

“A competição acontece à tarde, porém, logo pela manhã a equipe da Secretaria de Esportes, acompanhada por membros da federação, estará no ginásio acompanhando a pesagem dos atletas, para definirem quem serão seus adversários nos combates. Além disso, os jogos estudantis cuiabanos adquirem uma importância para o município, a partir do momento que levam a nossa bandeira para os demais municípios e em outros estados, por meio de participações e conquistas obtidas nas competições nacionais e quem sabe, até internacionais”, enfatizou Edilson Odilon, secretário-adjunto de Esportes.

 

O campeonato, tem seu embate final nesta terça-feira (10) com o Futsal. 

 

Serviço

O que: 43º Jogos Estudantis Cuiabanos – Final do Judô.

Quando: Sábado, 01 de Julho

Onde: Ginásio Aécim Tocantins

Horário: A partir das 13h

Comentários Facebook
Continue Reading

GRANDE CUIABÁ

POLÍCIA

MATO GROSSO

ESPORTES

Mais Lidas da Semana