Hospital São Luiz de Cáceres é credenciado Amigo da Criança

A preconização da promoção, proteção e o apoio ao aleitamento materno, além de uma série de ações voltadas aos recém-nascidos desde o pré-natal, a assistência ao parto até o acompanhamento da criança em seu primeiro ano de vida são os motivos que levaram o Hospital São Luiz, em Cáceres, a receber o título de Hospital Amigo da Criança. A unidade é credenciada e atente 85% dos pacientes junto ao Sistema único de Saúde (SUS).

A solenidade oficial do credenciamento aconteceu nesta quinta-feira (03.12), na unidade, com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), deputados, gestores do hospital e sociedade.

A dona de casa Ana Luiza de Assunção é exemplo da importância da iniciativa. Ela teve seu filho no Hospital São Luiz e recebeu toda a orientação desde o pré-natal até os dois anos do bebê. “Foi uma experiência única o acompanhamento que o hospital me proporcionou. Ainda grávida tinha muitas dúvidas e informações desencontradas, mas com orientação e a forma correta de estimular a amamentação nos primeiros dias de vida foram fundamentais para meu filho ser um menino cheio de vida hoje com cinco anos”, disse Ana Luiza.  

O diretor executivo do hospital, Onair Nogueira, destacou o reconhecimento e atribuiu à toda equipe da unidade que se empenhou para ser um Hospital Amigo da Criança. Ele frisou os esforços para a conquista do título que aconteceu em 2013, com a Portaria 1.374, e envolveram todos os profissionais do hospital entre enfermeiros, médicos, técnicos e administrativo. “Nós empenhamos para cumprir os 10 passos para o Sucesso do Aleitamento Materno e os 10 critérios e normas para o processo de habilitação. Somado a isso, a tradição do Hospital junto a Associação Congregação de Santa Catarina, que tem por objetivo primar pelo bem estar de seus pacientes”, destacou Onair.

A técnica do Ministério da Saúde, Renara Araújo, destacou que já são mais de 19 mil hospitais Amigo da Criança em todo o mundo e 329 no Brasil. Ela salienta que todos os municípios, por meio das equipes de Saúde da Família e maternidades podem desenvolver ações de promoção do aleitamento materno, buscando um futuro credenciamento na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). “Parabenizo a gestão do Hospital São Luiz em promover a iniciativa na unidade em mostrar que o trabalho feito em equipe envolvendo desde o segurança até o médico fazem muita diferença para quem busca a unidade”, disse Renara.

O secretário-adjunto de Serviços de Saúde da SES, Werley Silva Peres, parabenizou a iniciativa do Hospital São Luiz e lembrou que o credenciamento se dá quando a unidade de saúde mobiliza seus profissionais e muda a concepção de tratamento à mãe e ao bebê. Ele destacou que o hospital é o segundo no estado a receber o título, o primeiro foi o hospital Santa Helena, de Cuiabá, em 2009. Estão em processo de credenciamento o hospital Santo Antônio, em Sinop e a Santa Casa de Rondonópolis. “Esperamos que exemplos como estes estimulem outras unidades a fazerem o mesmo. Hospitais interessados em conhecer o processo para desenvolver o IHAC, podem procurar a Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Área Técnica Saúde da Mulher e da Criança”, explica Peres.

Participaram da solenidade o deputado Federal, Ezequiel Fonseca, o deputado estadual Leonardo Albuquerque, diretor do Hospital Regional de Cáceres, Mário Rodrigo Kaoru, dentre outros.

Comentários Facebook