Pesquisar
Close this search box.

Destaque

Humanização e segurança são marcas da Caravana da Transformação

Publicado em

Desde o credenciamento, que é a porta de entrada da Caravana da Transformação, até as outras etapas do atendimento para a prestação dos serviços de saúde na área oftalmológica estão sendo considerados de boa qualidade por parte de pacientes e seus familiares que os acompanham dentro do circuito.

A dona de casa Maria Aparecida, que acompanhou o pai, Mário Mancini, 85 anos, para tratar de catarata em um dos olhos, disse que se sentiram bem acolhidos e destacou a humanização como a marca do atendimento. “O atendimento é maravilhoso, as pessoas são atenciosas”, disse o aposentado Mário Mancini, que mora na gleba Mercedes cinco, a 80 km de Sinop.

Mancini tem renda mensal de um salário mínimo e há três anos foi operado de catarata em uma clínica particular, onde pagou cerca de R$ 8 mil. Ao saber do valor da cirurgia pela tabela do SUS (Sistema Único de Saúde), ficou surpreso e admirado com a diferença de preço. “Usei as economias de mais de 15 anos para fazer a cirurgia de forma particular há cerca de dois anos e agora não vou precisar ter essa despesa”.

VEJA TAMBÉM  Produtos confeccionados por reeducandos de MT são apresentados no evento nacional

O aposentado Daniel Hellmann, de Guarantã do Norte, procurou a caravana para tratar de pterígio. A aposentada Francisca Antônia da Conceição Silva, 71 anos, que mora em Sorriso, estava na fila de espera há mais de três anos para operar de catarata. Os dois manifestaram satisfação com o atendimento.

O fluxo de atendimento em saúde realizado pela Caravana da Transformação tem características distintas do processo de regulação tradicional: o tempo é menor e o paciente passa por todas as etapas dos serviços públicos de uma única vez e em um mesmo lugar; o fluxo foi pensado para reduzir em até 30 dias o tempo da prestação dos serviços públicos para quem esperou em média até quatro anos para ser atendido.

Em um dia, o paciente é regulado, consultado, faz exames e sai com a cirurgia agendada. De acordo com a superintendente de Gestão e Acompanhamento de Serviços Hospitalares da Secretaria de Estado de Saúde, Selma Aparecida de Carvalho, quem foi atendido, por exemplo, na segunda-feira, dia 21, início da Caravana em Sinop, será operado na quarta-feira, dia 23, e passará pelo pós-cirúrgico em 24 horas após o dia da cirurgia. Os próximos atendimentos ocorrerão depois, em sete dias e, por fim, quando completar 30 dias da cirurgia.

VEJA TAMBÉM  Governador entrega prêmio a servidores que criaram práticas de eficiência no serviço público

“A Caravana da Transformação é um grande desafio a cada edição, porém, é muito gratificante vermos nos olhos dos idosos a alegria de voltar a enxergar. E a cada edição estamos aprimorando e aprendendo mais a adequar toda a estrutura física e de pessoal para as necessidades dos pacientes, que requerem mais atenção e maiores cuidados, por se tratarem de pessoas entre 55 anos e até com mais de 100 anos de idade”, destacou Selma Aparecida de Carvalho.

Conforme a representante da SES/MT na Caravana da Transformação, em Sinop, o registro de intercorrências é muito baixo. Em dois dias da caravana, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu três pacientes que não se sentiram bem, sendo que apenas um deles precisou ser levado para atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do município. Os outros dois foram atendidos e medicados pela equipe do próprio Samu dentro do circuito da caravana.

“O Samu está a postos na caravana 24 horas desde a madrugada, e é orientado a levar o paciente que passar mal para o Hospital Regional de Sinop, que é a referência de apoio para a Caravana”, informou Selma Aparecida de Carvalho.

VEJA TAMBÉM  Secretário de Turismo defende implantação de sistema nacional para registro de hóspedes em hotéis brasileiros

O cuidado com a segurança e saúde dos pacientes da caravana começa dez dias antes do atendimento, por meio de inspeções e orientações por parte dos técnicos de Vigilância em Saúde do Estado e do município sede da caravana. Esse cuidado específico ocorre diariamente com inspeções inclusive nos quatro centros cirúrgicos. O trabalho da equipe da SES/MT é concluído dez dias após o término da caravana, quando os auditores da Saúde estadual realizam a análise da prestação de todo os serviços contratados pela SES/MT.

No segundo dia da caravana da transformação em Sinop, nesta terça-feira, foram atendidos pacientes dos municípios de Sinop, Feliz Natal, Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratan, Santa Carmem, Sorriso e de Vera.

Comentários Facebook
Continue Reading

GRANDE CUIABÁ

POLÍCIA

MATO GROSSO

ESPORTES

Mais Lidas da Semana