Pesquisar
Close this search box.

Política

Jajah Neves apresenta projeto de lei que inclui avaliação psicológica para gestantes

Publicado em

Deputado Jajah Neves (Foto: JLSiqueira/ALMT)

O deputado Jajah Neves (PSDB) apresentou durante a sessão vespertina da última terça-feira (4), um projeto de lei (PL 301/2017) que dispõe sobre avaliação psicológica de gestantes e puérperas em hospitais da rede pública estadual de Mato Grosso.

Pelo projeto, fica incluído na assistência pré-natal o acompanhamento clínico psicológico às gestantes durante a gravidez, parto e puerpério nos hospitais da rede pública mato-grossense. A mulher gestante será obrigatoriamente encaminhada ao profissional da psicologia clínica, de ofício, pelo médico ginecologista responsável pela assistência gratuita pré-natal.

“Pelo projeto, todas as gestantes identificadas como propensas ao desenvolvimento da depressão pós-parto serão imediatamente encaminhadas para aconselhamento e psicoterapia. E antes do recebimento de alta hospitalar após o parto, a mulher deverá ser submetida à avaliação psicológica”, informou Jajah Neves.

O parlamentar explica que a depressão pós-parto (DPP) acomete uma significativa parcela de mulheres no período puerperal, definido como um período instável após o nascimento do bebê. Esse período é caracterizado por ser uma etapa de alteração no âmbito social, psicológico e físico da mulher.

“A depressão pós-parto é um mal-estar moderno, onde estudos recentes apontam que 20% das gestantes e/ou puérperas tiveram acometidas por esse transtorno psíquico no país. Por isso, é essencial a aprovação desse projeto para que as gestantes sejam submetidas a avaliações psicológicas, assegurando-se, dessa forma, o encaminhamento para o serviço de saúde adequado, quando identificado a instalação da depressão pós-parto”, defendeu Jajah.

Fonte: AL MT

Comentários Facebook
Continue Reading

GRANDE CUIABÁ

POLÍCIA

MATO GROSSO

ESPORTES

Mais Lidas da Semana