Paulo Araújo assegura presença de cuidadores de alunos com deficiência em sala de aula

Foto: Amauri Cervo / Assessoria de Gabinete

Aumentar o acesso de alunos com deficiência no sistema de ensino é uma meta que passou a ser encarada como uma das prioridades do deputado estadual Paulo Araújo (PP). Uma recente reunião com o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko, no mês de fevereiro deste ano, já deu frutos, ainda que a passos lentos.

“A minha equipe de assessoria jurídica, atendendo às demandas do gabinete, reuniu-se com o Dr. Miguel no último dia 18 de fevereiro, solicitando a contratação de cuidadores de alunos com deficiência em várias unidades escolares, para garantir a inclusão e a aprendizagem. Nossas solicitações foram atendidas pelo promotor, a exemplo da escola estadual Júlio Müller, no município de Barra do Bugres”, disse Paulo Araújo.

O parlamentar explica que a educação inclusiva diz respeito a atender alunos com necessidades especiais. O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece que essa inclusão perpasse por todas as etapas de ensino, da educação infantil ao ensino superior.

“Entendo que o papel do cuidador é oferecer o acompanhamento individualizado, de forma a viabilizar a mobilidade no ambiente escolar, o atendimento de necessidades pessoais e a realização de outras tarefas que não podem ser prestadas pelo professor, por isso a importância de cobrarmos a volta desses profissionais para as salas de aula”, afirmou Araújo.

Embora reconheça que a estrutura das escolas ainda é insuficiente para atender a essa população, o deputado Paulo Araújo ressalta a predisposição da promotoria, em nome do promotor Miguel, pela disposição em intermediar o pedido e solicitar o retorno desses profissionais às salas de aula.

"É dever da escola tratar com igualdade alunos com e sem deficiência e é dever do Legislativo fazer e cobrar a aplicação de leis que garantam essa igualdade. Estamos fazendo um levantamento da demanda no estado, para que outras unidades escolares sejam contempladas. Enfim, continuaremos a postos em prol de melhorias do ensino e da educação no estado,” concluiu Paulo.

Fonte: ALMT
Comentários Facebook