Polícia Civil realiza curso de Socorrista Operacional para profissionais do Samu

Assessoria | PJC-MT

A Academia de Polícia Judiciária Civil (Acadepol) realizou o primeiro módulo do Curso Básico de Socorrista Operacional (CBSO), na quinta-feira (23.05). Voltado aos profissionais que trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o curso  é uma parceria da Acadepol com a Superintendência Estadual de Saúde (SES).

A capacitação, com oito horas/aula foi ministrada para 20 profissionais do Samu, pelos investigadores de polícia Joelson de Almeida e Weverson Vieira Oliveira, sendo abordado no primeiro módulo o tema “Gerenciamento de Crise”.

O policial civil e organizador do curso, Ojier Augusto Castro de Almeida,  ressaltou o acordo de cooperação entre a Acadepol e o Samu, para capacitar todos os profissionais que trabalham com primeiros socorros. “A capacitação é voltada para médicos, enfermeiros, técnicos, condutores, passando orientações principalmente nas situações de riscos que enfrentam no dia-a-dia”, frisou o investigador.

O curso, formado por sete módulos, acontece no período de 23 de maio a 11 de junho, totalizando 56 horas/aula, que serão ministradas a todos os profissionais que trabalham no Samu. “Finalizando esta turma em junho, mais 20 alunos farão o curso, até que todos tenham participar”, acrescentou Ojier.

Os próximos módulos aplicados aos alunos terão como tema: “Técnicas e Tecnologias de Menor Potencial Ofensivo e Doutrina do Uso Diferenciado da Força”; “Noções Básicas com Explosivos”; “Defesa Pessoal”;  “Noções de Armamento e Tiro (Revólver)”;  “Rapel Básico” ; “Atendimento Pré-Hospitalar”.    

Fonte: PJC MT
Comentários Facebook