Profissionais da Educação Infantil recebem capacitação de formação continuada

Pellentesque erat arcu
Os cursos são voltados aos docentes e Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI), que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil.

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer está promovendo capacitação para profissionais da área de Educação Infantil em Várzea Grande. Os cursos de Formação da Educação Infantil, módulo II, é ofertado aos coordenadores pedagógicos, docentes e Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI), que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil – (CMEI) do município.

O curso iniciou nesta quinta-feira (10), nas dependências do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM), e será ministrado em três encontros presenciais, totalizando carga horária de 20 horas, sendo 12 horas presenciais e 8 horas destinadas às atividades a distância. A capacitação vai beneficiar cerca de 80 servidores, distribuídos em duas turmas, nos períodos matutino e vespertino, nos horários das 7h30 às 11h30 para a primeira turma e das 13h30 às 17h30h para a segunda turma.

De acordo com a coordenadora do Núcleo, Maria Alice de Barros Silva, cada unidade escolar teve acesso a 4 vagas, sendo dois profissionais por turma. Segundo a coordenadora, as temáticas de estudo estão baseadas no Referencial Curricular para a Educação Infantil de planejamento; finalidade da educação infantil; concepção de criança/infância e currículo na educação infantil; articulação entre o planejamento, objetivos, conteúdos e rotina.

Para o secretário Silvio Fidelis, os encontros promovidos atendem a determinação da Administração Municipal na busca constante da melhoria na qualidade da educação pública, oferecendo aos profissionais capacitação técnica, condições formativas para fortalecer a autonomia e a ação propositiva no âmbito escolar.

“As capacitações são importantes subsídios às práticas pedagógicas nas unidades de ensino, possibilitando a reflexão sobre a metodologia educativa. Diante do desafio de promover a formação continuada dos docentes de acordo com a demanda da Rede e em conformidade como o Plano Municipal de Educação (PME), adotamos como premissa de trabalho a integração entre todas as equipes da Secretaria para viabilizar tanto a ampliação do número de participantes nas formações, quanto à integração das ações das duas frentes formativas”, explicou.

No primeiro semestre de 2017, o Núcleo Tecnológico Municipal – NTM promoveu 26 capacitações que tiveram início em abril e se estendeu até julho, beneficiando 925 profissionais da educação municipal em cursos distribuídos nos períodos matutino e vespertino.

Comentários Facebook