Que tal um clássico Porsche 930, com motor de Fórmula 1, com mais de 1000 cv?


Porsche 930 com motor de Fórmula 1 provavelmente é um dos projetos mais insanos do universo automotivo
Divulgação

Porsche 930 com motor de Fórmula 1 provavelmente é um dos projetos mais insanos do universo automotivo

Quando se pensava que já tínhamos visto de tudo no universo automotivo, principalmente quanto aos projetos de clássicos da Porsche mais insanos que eram possíveis de serem feitos — por conta de marcas como Singer, RUF, Gemballa, Rauh-Welt Begriff, Techart — eis que aparece algo que prova que estávamos todos enganados. A Lanzante (dos mesmos responsáveis por fazer a McLaren P1 GT e LM) acaba de anunciar que vai produzir 11 exemplares do Porsche 930 Turbo com motores TAG V6, usados pela McLaren na Fórmula 1 por Niki Lauda, Alain Prost e Stefan Johansson, entre 1984 e 1987.

LEIA MAIS: Protótipo pré-produção do Porsche 911 Speedster é revelado no Salão de Paris

A notícia caiu que nem uma bomba para os fãs da marca de Stuttgart (Alemanha), já que durante anos existiu uma espécie de lenda sobre a Porsche ter montado um motor TAG Turbo F1 na traseira de um Porsche 911 , após a permissão da marca britânica. É sabido que a dificuldade de se adaptar motores de carros de F1 em automóveis não é uma tarefa simples, bem como a durabilidade deles não é nem uma fração dos motores de rua. Entretanto, em prol da insanidade e da própria ciência, esse rumor que girava em torno do mítico Porsche 930 foi mesmo confirmado após alguns anos.

LEIA MAIS: Clássico Porsche 911 Turbo S 993 é fabricado do zero, com peças originais 

Porsche 930 de coração com pedigree

A especialista em modelos da McLaren confirmou pelo Instagram que recebeu autorização da McLaren Racing para equipar esses 11 incríveis exemplares com motores efetivamente usados em provas da Fórmula 1, entre os quais, o motor com que Alain Prost ficou em segundo lugar no Grande prémio de Portugal, de 1986. O primeiro destes novos Porsche 930 foi apresentado durante a Rennsport Reunion, em Laguna Seca (California).

LEIA MAIS: Primeiro carro da Porsche é refeito pela própria fabricante. Veja fotos e detalhes 

O interior tem um desenho simples e conta com pouco mais de dois bancos esportivos com  bom apoio lateral. Mas o que mais salta à vista é o conta-giros com a inscrição “TAG Turbo” e que sobe até 10.000 rpm. A Lanzante ainda não confirmou as suas especificações finais, mas os rumores sugerem que, com um ajuste mais agressivo do motor, o TAG biturbo V6, de 1.5 litro, pode chegar a produzir mais de 1000 cv.

LEIA MAIS: Porsche celebra os seus 70 anos de mercado e fala sobre como será o futuro 

Agora nos resta apenas aguardar por mais informações oficiais e pelo preço, com a certeza de que quem quiser levar um dos 11 Porsche 930 para casa terá que pagar uma pequena fortuna. O fato é que, os felizardos compradores não só estarão com peças exemplares de coleção, como partes distintas da história automotiva e automobilística em um só carro. Fora a impagável sensação que deve ser pisar fundo em monstros como esses.

Comentários Facebook