Região Sul ganha rede de expansão de fornecimento de água

O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG) iniciou instalação de mais 500 metros de redes de distribuição de água na região do São Simão. A obra tem como finalidade reforçar a distribuição de água tratada na região Sul da cidade. Centenas de moradores serão contempladas com as benfeitorias. Paralelo a esse trabalho, o departamento elaborou também relatório que demonstra período e os bairros abastecidos com água até 4 de novembro. A partir desta data, um novo cronograma será divulgado pelo Departamento.

As novas redes, de maior diâmetro, vão atuar em paralelo à tubulação já existente, reforçando a conexão. Isto vai garantir segurança e continuidade do abastecimento na região, reduzindo o tempo de interrupção no fornecimento de água quando da manutenção de redes, e outros serviços no sistema.

Conforme o diretor-presidente Ricardo Azevedo, o município está realizando investimentos em produção, captação, adução e tratamento. “Água e energia são fundamentais para qualquer cidade se torne atrativa a investimentos empresariais. Com as obras do PAC saneamento básico, o município terá o dobro da água fornecida atualmente, passando de 800 litros/segundo para 1.600 litros/segundo. Isto significará a universalização da água, além de cerca de 80% da rede de esgoto concluída”.

“O empreendimento é parte do planejamento para manter em 100% o índice de atendimento com água potável na cidade. A benfeitoria garantirá benefícios a diversos bairros circunvizinhos, além da região Sul. Também serão construídas três elevatórias de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Saneamento Básico que permitirá a operação do sistema de esgoto da cidade, que aumentará a capacidade de tratamento de 30% para 80%”, explicou o diretor-presidente, Ricardo Azevedo.

O diretor acrescentou ainda que será trabalhado obras de ampliação da coleta de esgoto no município há milhares de imóveis, localizados em diversos bairros da cidade que terão acesso à coleta e ao tratamento de esgoto em Várzea Grande. Serão executados mais de 25 quilômetros de rede coletora de esgoto. A expansão da rede coletora faz parte de um programa municipal que tem a meta de atender a toda a população com saneamento básico de qualidade. “Com o crescimento da cidade, agora é necessário a universalização do atendimento”, comentou.

Na região do São Simão, segundo Ricardo Azevedo, estão sendo implantados cavaletes para que haja a padronização das ligações domiciliares e melhoria do abastecimento. “O bairro São Simão sofre um problema crônico de falta de água e estamos fazendo parte por parte para solucionar os anseios da população. Todo trabalho em Várzea Grande realizado pela equipe do DAE/VG é com a finalidade de garantir água potável nas torneiras das residências. Várzea Grande é uma região que cresce quase 15% ao ano e o trabalho do DAE/VG tem acompanhado este desenvolvimento, garantindo água tratada e esgotamento sanitário para atender o crescimento populacional”, disse.

Cronograma de abastecimento

Os moradores de Várzea Grande já podem se programar durante o mês de outubro para os dias do recebimento da água potável, a ação iniciou (01.10), e os moradores podem acompanhar os dias em que sua região receberá o abastecimento de água.

“O DAE/VG tem compromisso em atender bem e com qualidade a população várzea-grandense. A equipe está empenhada em assegurar um excelente serviço prestado a população. A medida adotada facilitará a programação diária do beneficiário do serviço”.

O relatório encontra-se site do DAE/VG pelo endereço eletrônico www.daevg.com.br ,e nele está descrito o fornecimento do período e os bairros que serão abastecidos até 4 de novembro. A partir desta data, um novo cronograma será divulgado pelo Departamento de Água e Esgoto, no mesmo endereço eletrônico do Departamento.

Comentários Facebook