Pesquisar
Close this search box.

Destaque

Região Turística do Portal do Agronegócio inicia debate sobre criação de Instância de Governança

Publicado em

A adjunta de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômica (Sedec) promove nesta terça-feira (13.11), uma reunião técnica para iniciar os trabalhos que poderão consolidar mais uma Instância de Governança Regional do Turismo (IGR) em Mato Grosso.

Desta vez, a mobilização será no município de Tapurah que representa, junto com mais seis cidades (Cláudia, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Sinop e Sorriso), a Região Turística Portal do Agronegócio de acordo com o Mapa do Turismo mato-grossense.

Mato Grosso possui somente uma IGR formalizada que é a Associação de Desenvolvimento Turístico da Região das Nascentes composta por sete municípios: Barra do Bugres, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Campos de Julio, Porto Estrela, Sapezal e Tangará da Serra. O Mapa do Turismo oficial de MT possui 16 Regiões Turísticas formatadas congregando 94 municípios.

De acordo com o coordenador de Pesquisa e Planejamento do Turismo da Sedec, Diego Augusto Beserra a intenção é que outras regiões que compõem o Mapa do Turismo se organizem para consolidar as suas próprias IGRs que fortalecem o setor.

VEJA TAMBÉM  Estudantes da rede estadual de MT embarcam para representar o Brasil em competição mundial de robótica

Beserra explica que em todo o processo que envolve o planejamento, desenvolvimento e implementação de Planos Estratégicos de Desenvolvimento do Turismo Regional é fundamental que exista uma organização, que se encarregue da coordenação, acompanhamento e gestão da região turística que é o principal objetivo das Instâncias.

“Para formalizar uma IGR é preciso reconhecer, institucionalizar ou fortalecer uma organização representativa dos poderes público, privado, do terceiro setor e da sociedade civil organizada dos municípios componentes da região turística em foco. Caberá a esta organização executar as propostas, podendo ser um fórum, conselho ou outro tipo de colegiado, de acordo com o perfil de cada região turística, atuando de forma descentralizada”, esclarece.

Em paralelo a reunião, outra equipe técnica da adjunta de Turismo também estará em Tapurah fazendo um trabalho de sensibilização sobre a importância do Cadastur para formalizar profissionais do segmento do turismo que terão seus cadastros disponíveis no portal de Ministério do Turismo.

Comentários Facebook
Continue Reading

GRANDE CUIABÁ

POLÍCIA

MATO GROSSO

ESPORTES

Mais Lidas da Semana