Saúde e diversão marcam mais um “Domingo no Parque” no Flor do Ipê

Pellentesque erat arcu
Brincadeiras de infância foram relembradas por adultos e crianças no Parque Natural Municipal em Várzea Grande

Um domingo de muita diversão e várias atividades físicas marcaram a manhã desse 16 de julho, para pessoas de todas as idades e famílias inteiras que foram ao Parque Natural Municipal Flor do Ipê, em Várzea Grande, em busca de uma opção de lazer. Esse foi o segundo final de semana do projeto “Domingo do Parque” e, as brincadeiras tradicionais como corrida de saco, estoura balões, jogos de tabuleiro e pingue-pongue chamaram a atenção não somente das crianças, mas também dos adultos que estavam presentes e todos puderam se divertir juntos.

“Hoje foi um bom exemplo do fortalecimento dos laços da comunidade com o Parque Natural Municipal Flor do Ipê por meio de atividades de convivência. Presenciamos um grupo da terceira idade jogando capoeira, fazendo zumba e brincando com as crianças, assim como pessoas de todas as idades interagindo, fazendo caminhada e utilizando os serviços de saúde que estavam disponíveis. Estávamos certos em estimular essas atividades, é como um pontapé inicial para as pessoas conhecerem e frequentarem o espaço público”, avalia o vice prefeito José Hazama, que esteve presente e participou de algumas ações.

No início, os técnicos e professores de educação física da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, tiveram que relembrar as regras das brincadeiras tradicionais. “Algumas pessoas não se lembravam da dinâmica das brincadeiras, e algumas crianças nunca se quer brincaram por desconhecerem, então os professores ajudaram e todos se divertiram. Valeu a pena, pois mostra que o projeto “Domingo no Parque” também funciona para resgatar outras possibilidades de diversão que já estavam esquecidas. Eram brincadeiras do tempo em que ficávamos na rua interagindo com os vizinhos e proporcionavam criar laços de amizade. Nossa ideia é trazer mais pessoas para conhecer espaços públicos como este em Várzea Grande para que os moradores sintam-se acolhidos e valorizados”, cita Hazama.

Os frequentadores também puderam aferir a pressão e realizar testes glicêmicos. Antes mesmo do final da manhã  pelo menos 220 pessoas se utilizaram dos serviços de saúde. As famílias também puderam levar seus animais de estimação para consulta com médico veterinário e  colocar a carteira de vacinação em dia como exemplo da vacina antirrábica. “Estamos dando orientações sobre cuidados com doenças transmitidas por pombos, morcegos, pelo mosquito Aedes aegypti, malária e estamos à disposição para tirar as dúvidas que as pessoas queiram esclarecer”, disse o médico veterinário do Centro de Controle de Zoonozes do município, Luciano Fonseca Miranda.

O projeto “Domingo no Parque” é organizado pela Administração Regional do Cristo Rei e envolve várias secretarias da Prefeitura de Várzea Grande com o objetivo de promover a integração entre pais e filhos através de atividades que envolvam natureza, cidadania, conscientização ambiental, serviços de saúde e assistência social nos domingos de julho – período de férias escolares – no Parque Natural Municipal Flor do Ipê. As próximas edições ocorrem nos dias 23 e 30 de julho.

“O lazer e a recreação interferem na qualidade de vida do ser humano, e estão diretamente ligados à saúde, à educação, ao bem estar e, à interação entre pais e filhos. Tendo em vista essa importância, pensamos em ações que envolvam interesses físicos, interesses artísticos, manuais, intelectuais e sociais. Temos que aproveitar os espaços de planejamento urbano já existentes em nosso município para que o ambiente de lazer que nos cerca seja valorizado, favorável à preservação, revitalização e se adapte à rotina das pessoas”, concluiu o vice prefeito que é responsável pela Administração Regional do Cristo Rei.

O Parque Municipal Flor do Ipê possui uma área total de 19 hectares, dos quais quatro hectares são de trilhas suspensas. Durante a caminhada é possível ver macacos, esquilos e tamanduá-mirim, além de diversas aves e plantas nativas. O Parque localizado à rua F, s/n, bairro Noise Curvo, fica aberto diariamente das 5h às 17h e possui em anexo do posto da Polícia Militar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here