Secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos recebeu comissão de candidatos do processo seletivo

Um grupo de candidatos do Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Educação de Cuiabá foi recebido na tarde desta quinta-feira (4) pelo secretário de Educação, Alex Vieira Passos. Durante a reunião o secretário esclareceu dúvidas relativas ao Edital 006/2018/GS/SME, que orienta o certame.

O processo seletivo simplificado é composto por duas etapas, a prova objetiva de conhecimentos gerais e análise de títulos, previstos nos itens 9 (e subitens) e 10 (e subitens) do Edital. Para não ser eliminado na prova objetiva, o candidato, de acordo com a função escolhida, não poderia obter nota  inferior a 25% dos pontos (50 pontos) na prova de Conhecimentos.

Para passar para a segunda etapa do certame e ter seus títulos analisados, o candidato  deveria  alcançar  uma colocação de até 2 vezes o número de vagas disponibilizadas para cada função (subitem 10.1), na relação de ampla concorrência e, nas situações previstas em lei, ou seja vagas reservadas para Pessoas com Deficiência (10%, previsto no subitem 6.3) ou nas vagas reservadas para Negros e Índios (20%, previsto no item 6.4).  Justamente nesses ítens, residia a dúvida dos candidatos.

O secretário de Educação, Alex Vieira Passos destacou que o processo seletivo simplificado na administração pública,  é um instrumento recente de seleção. Na Educação, é a terceira vez que o modelo  é utilizado e, vem passando por aperfeiçoamento, para atender as orientações da gestão Emanuel Pinheiro, no sentido de qualificar cada vez mais a Educação, trazendo para a rede profissionais com conhecimento e competência para desenvolver suas funções . “Essa nova modalidade de seleção é uma forma mais republicana que darmos ampla oportunidade aos interessados em assumir essas funções, além de ser transparente e sem qualquer interferência política, privilegiando a meritocracia e o conhecimento”, disse  o secretário lembrando que a contratação de uma empresa que possui expertise na realização de processos seletivos e concursos em todo o Brasil, é um avanço.

Em relação aos questionamentos a SME esta intermediando junto à organizadora do certame, a Selecon, para que todos as dúvidas levantadas pelos candidatos sejam esclarecidas.

Alex Vieira Passos lembrou ainda que a Secretaria de Educação esta trabalhando no Edital do Concurso Público, que dever ser publicado ainda neste semestre, para o preenchimento de cerca de 6 mil vagas na pasta.

Também participaram da reunião o diretor de Recursos Humanos da Secretaria de Educação, Marcos Vinicius Carvalho dos Santos e o chefe de Gabinete e presidente da Comissão do Processo Seletivo, Geraldo Grossi Junior. 

 

 

Comentários Facebook