Volvo XC40: SUV de luxo, mas sem exageros


Volvo XC40 T5: grandes expectativas para a marca sueca, finalmente, deslanchar no acirrado mercado brasileiro
Guilherme Menezes/iG

Volvo XC40 T5: grandes expectativas para a marca sueca, finalmente, deslanchar no acirrado mercado brasileiro

Alô, você que pretende entrar em breve no mundo dos tão desejados SUVs premium? Teria ideia sobre quais são as cinco opções mais em conta do mercado? Se o orçamento estiver mais enxuto, o Audi Q3 Attraction pode ser uma boa escolha, por R$ 143.190. Ainda há a opção de levar o Mercedes-Benz GLA Style, que custa R$ 158.900, bem como o cobiçado X1, de R$ 179.950. Ostentando um pouco mais de exclusividade, o Lexus NX 2018 parte de R$ 215.800, desbancando também em preço qualquer opção da Land Rover. Entre todos eles, o Volvo XC40 T5 Momentum sai por R$ 194.950.

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Pelo menos ao nosso gosto, os que mais agradam são os belos Lexus NX e o próprio Volvo XC40 T5 . São projetos modernos, muito distantes do design já cansado da dupla GLA e Q3. O BMW X1, por sua vez, já não tem o mesmo brilho desde que abandonou o design de perua crossover. Quem não cresceu com o sonho de ter um carro do trio de ferro alemão pode considerar o “Deus do Trovão”. Afinal, os escandinavos não estão de brincadeira.

Há um fato interessante, ainda mais para você que pretende comprar seu primeiro SUV de luxo. A Volvo nos contou que mais de 80% dos compradores do novo XC40 no período de pré-venda são donos de carros de marcas que não são premium, como Honda, Hyundai e Jeep. Conforme o levantamento, apenas 20% dos clientes vieram do trio de ferro alemão, Lexus e Land Rover. Isso só comprova o nível de ascendência que vem mudando nos últimos anos, bem como o esvaziamento abrupto das concessionárias da Volvo.

O XC40 é minimalista. Gosto de fazer uma relação com o estilo escandinavo de decoração que ganhou casas e apartamentos no Brasil. Sobriedade, aconchego, cores claras e um toque despretensioso de luxo. Material emborrachado reveste toda a superfície do painel, bem como as quatro portas. Quem esteve em um Q3 recentemente sabe que nem as portas dianteiras são emborrachadas, abusando do plástico duro.

Acabamento preto brilhante faz o adorno da grande central multimídia que mais lembra um tablet. Todas as versões também contam com tela central de 9 polegadas, sensível ao toque e com infravermelho, que permite ser usada mesmo com luvas. Também vem com GPS integrado e tem formato vertical para mostrar melhor o caminho para onde o carro está indo, ao contrário de alguns modelos que têm tela horizontal.

Barco viking

Intuitiva, rápida e recheada de funções, o kit multimídia do Volvo XC40 vai instigar a curiosidade de todos os seus passageiros. Eles, inclusive, terão espaço de sobra para as pernas no banco traseiro. Com o banco do motorista regulado para mim – com 1,84 m de altura – me acomodei muito bem no banco traseiro. Entretanto, quem vai sentado no meio sofrerá com o túnel central alto.

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O porta-malas não chega a encantar, mas tem tamanho honesto. São 460 litros, mas pode ter sua capacidade aumentada para até 1.300 litros rebatendo os encostos dos bancos traseiros. Ficam evidentes as suas qualidades para quem gosta de viajar, ainda mais se você tiver uma graninha a mais para alguns opcionais interessantes.

No pacote de itens de segurança, o alerta de mudança de faixa também monitora as pistas no sentido contrário em vias de mão dupla com o objetivo de evitar acidentes. Além disso, conta também com sistema de frenagem automática. Essas duas funcionalidades são de série a partir da versão Momentum T5 e podem ser adquiridas como opcional de R$ 5 mil na mais em conta T4, o que faz o preço subir de R$ 169.950 para R$ 174.950. Julgando o número de funcionalidades integradas e a proporcionalidade do valor do SUV em relação ao opcional, é quase uma obrigação sair da concessionária com o pacote.

Martelo de Hisingen


Volvo XC40 T4: bom desempenho e conforto de sobra para enfrentar viagens longas
Guilherme Menezes/iG

Volvo XC40 T4: bom desempenho e conforto de sobra para enfrentar viagens longas

Na versão T5, o  2.0 de quatro cilindros e 252 cv de potência cumpre seu papel com louvor. Os 35,7 kgfm de torque a apenas 1.500 rpm mostram que o XC40 é um daqueles SUVs que não dá a menor bola para o que está carregando.

Conforme a fabricante, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em meros 6,5 segundos, mas não é um dos SUVs mais econômicos. De acordo com os números do Inmetro, faz 8,8 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada  Algo equiparável entre os modelos é o acerto de suspensão (independente na dianteira e multibraço na traseira). O XC40 anda “liso” pelas ruas brasileiras, e apesar de fazer a leitura de qualquer detalhe do asfalto, não passa os impactos diretamente para a cabine.

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Voltemos ao questionamento do primeiro parágrafo após toda a explicação sobre suas qualidades e falhas. Fica evidente que o Volvo XC40 T5  não veio ao mercado para vender pouco. São muitas as estratégias da marca sueca para conquistar o público. Além do bom produto, a Volvo lança um seguro da marca e oferece garantia estendida por mais 12 ou 24 meses (o que faz o prazo total chegar até 4 anos), sem limite de quilometragem, além de revisões com preço fixo, com valores que vão de R$ 899 até R$ 3.399 para a de 60 mil km. Saiba também que o seguro é salgado, e pode passar dos R$ 7 mil em alguns casos.

Ficha técnica

Preço: a partir de R$ 194.950

Motor: 2.0, quatro cilindros, turbo, gasolina

Potência: 252 cv a 5.500 rpm

Torque: 35,7 kgfm a  1.500 rpm

Transmissão:  Automático, oito marchas, tração dianteira

Suspensão:Independente (dianteira) / multibraço (traseira)

Freios: Discos ventilados na dianteira e na traseira

Pneus: 235/50 R19

Dimensões: 4,43 m (comprimento) / 1,86 m (largura) / 1,65 m (altura), 2,70 m (entre-eixos)

Tanque : 54 litros

0 a 100 km/h: 6,5 segundos  

Vel. Max: 230 km/h   

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