A digestão começa na boca! Descubra a importância da mastigação

source

Os nutrientes que precisamos para uma saúde e bem-estar ideais começam com as escolhas que fazemos nas refeições. No entanto, o que muitos ignoram é que a assimilação desses alimentos requer digestão adequada. O que começa na nossa boca.

Leia mais: Falhas no implante dentário podem estar relacionadas a outros fatores de saúde

mastigação arrow-options
Getty Images

Mastigação incorreta pode causar problrmas

As pessoas que não mastigam os alimentos suficientemente bem antes de engolir geralmente desenvolvem problemas digestivos e também correm um risco maior de:

  • Sufocamento – Obstrução mecânica das vias aéreas que impede a respiração normal.
  • Aspiração – Uma sucção acidental de partículas ou líquidos de alimentos nos pulmões.
  • Desnutrição – Consome muito pouco ou muitos nutrientes.
  • Desidratação – Perda excessiva de água no corpo devido a diarréia.
  • Ganho de peso – Comer muito rápido tende a suprimir a sensação de plenitude.

Quanto tempo você deve mastigar?

Seus dentes, língua e glândulas salivares iniciam o processo digestivo triturando sua comida em pedaços menores, mais fáceis de digerir.

Muitos sugerem que você deva mastigar cerca de 32 vezes. Isso pode não ser suficiente para carnes por exemplo . E provavelmente demais para frutas. O objetivo da mastigação é quebrar a comida para que ela mais pastosa e perca sua textura.

À medida que mastigamos , as glândulas salivares secretam enzimas que são misturadas com a comida. Agora que sua comida está totalmente esmagada e na forma pastosa, está pronta para o segundo estágio de digestão no estômago.

Mastigar é um hábito que a maioria de nós não pensa. Contar suas mastigações pode ser útil. Geralmente, diminuir a velocidade e levar mais tempo para comer podem ajudar. Tudo começa com a conscientização da importância da mastigação adequada.

Dr. Bruno Puglisi nos dá algumas dicas de mastigação:

  • Mastigue sua comida lenta e firmemente;
  • Evite beber líquidos antes ou depois da refeição;
  • Sentar-se. Comer em pé reduz o tempo de mastigação;
  • Aprecie a conversa com aqueles com quem você está compartilhando sua refeição;
  • Cheire e prove completamente sua comida;
  • Mastigar é doloroso? Você ouve cliques ou outros ruídos enquanto mastiga a comida? Seus dentes são sensíveis a alimentos quentes ou frios? Você sente dor ao redor das orelhas, face ou mandíbula ao mastigar?

Essas são questões que vemos em nossa prática o tempo todo. Se você tiver esses sintomas ou sintomas semelhantes, procure um dentista. Esses tipos de problemas raramente se resolvem por conta própria e a espera geralmente os torna mais difíceis de corrigir.

Fonte: IG SAÚDE
Comentários Facebook