Agricultura
Abiove sugere suspensão das alíquotas de importação sobre óleos vegetais

A Associação Brasileira de Óleos Vegetais (Abiove) participou de uma reunião no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para debater alternativas que ajudem a reduzir o preço dos alimentos ao consumidor. Durante o encontro, a entidade apresentou um panorama detalhado sobre o mercado de óleo de soja e seus derivados, explicando a relação entre as cotações da oleaginosa e os preços praticados no varejo.
Uma das propostas defendidas pela Abiove é a suspensão temporária das alíquotas de importação sobre óleos vegetais, tanto na forma bruta quanto refinada. Atualmente, o imposto sobre a importação de óleo de soja bruto é de 9%, enquanto o refinado tem uma taxa de 10,8%. A sugestão é que esses tributos sejam zerados por dois meses, permitindo uma avaliação dos impactos no mercado. “Isso trará mais competitividade e tende a beneficiar o consumidor”, afirmou André Nassar, diretor-executivo da Abiove.
Apesar da proposta, Nassar destacou que o Brasil já é competitivo na produção de óleo de soja, sendo um grande exportador do produto. No entanto, a medida poderia ajudar a corrigir eventuais desajustes entre os preços internos e internacionais. “Se o valor do óleo importado ficar mais barato do que o nacional, a importação se torna viável e ajuda a equilibrar o mercado”, explicou. Segundo ele, esse fenômeno já foi observado em outubro e novembro do ano passado.
O governo tem cobrado do setor produtivo medidas que garantam a continuidade da queda nos preços do óleo de cozinha, tendência já observada nos últimos meses. No entanto, as entidades reforçaram que não é possível garantir uma redução permanente, pois os preços são influenciados por fatores externos, como a demanda global e a variação cambial. “Mostramos que os preços já estão caindo, mas o governo quer uma garantia de que essa tendência continuará. Sabemos que isso não é possível, mas temos ideias para aumentar a competitividade do setor”, concluiu Nassar.
A proposta agora será avaliada pelo governo, que busca alternativas para conter a inflação dos alimentos sem comprometer a competitividade da indústria nacional.
Fonte: Pensar Agro
-
Curtinhas5 dias ago
Presidente do PV demonstra dificuldades com o PT em Mato Grosso
-
Artigos6 dias ago
Geração Beta: Arquitetos do Século XXII – Uma Nova Era da Humanidade
-
Curtinhas6 dias ago
Câmara de Várzea Grande rejeita denúncia do CRM contra vereador Feitoza
-
Artigos6 dias ago
A sobriedade da alma!
-
Artigos6 dias ago
O que dizer dos crimes bárbaros?
-
Destaque5 dias ago
Várzea Grande lança chamamento público para cadastrar participantes do ‘VG Santo Peixe’
-
Curtinhas2 dias ago
Semana do Cavalo terá entrada gratuita nos 10 dias de programação
-
Mato Grosso5 dias ago
Doria: “Governo de MT vai dobrar quantidade de asfalto; é um grande legado para a população”