Aceleramos o BYD Tan EV, primeiro SUV elétrico de sete lugares do Brasil


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BYD Tan EV: SUV elétrico tem autonomia declarada de 437 quilômetros até precisar de uma nova recarga
Divulgação

BYD Tan EV: SUV elétrico tem autonomia declarada de 437 quilômetros até precisar de uma nova recarga

Pensa em um carro que, por enquanto, é totalmente único em sua espécie. Tem desempenho de supercarro, mas sete lugares e um rodar confortável sobre o asfalto.

Hoje em dia, ou se tem uma coisa, ou outra. O BYD TAN EV é o ponto fora da curva em muitos aspectos, e nos leva a refletir uma série de questões envolvendo tecnologia, SUVs, desempenho e a sofisticação.

O BYD TAN EV já está disponível para reserva no site oficial da marca, com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2022. Segundo a equipe de desenvolvedores da fabricante, a novidade é a aposta para o início da história da BYD no Brasil, disputando o segmento com modelos como Jaguar I-Pace , Volvo XC90 , Audi e-Tron . Ainda segundo a fabricante, o carro custará em torno dos R$ 450 mil, algo que ainda está para ser decidido.

Antes mesmo de entrar nesse SUV de 4,870 m de comprimento, 2,820 m de distância entre-eixos, com tração integral proveniente de seus dois motores elétricos que geram 517 cv e 68 kgfm (combinados), vemos como a fabricante é imponente no mundo inteiro.

Especializada em veículos elétricos e desenvolvimento de equipamentos eletrificados, vale US$ 133 bilhões em valor de mercado. Isso a coloca no posto de terceira montadora mais valiosa do mundo, atrás apenas da Tesla e da Toyota . Sem falar que é a líder de mercado de ônibus elétricos do mundo.

Foguete para levar a família

Entre prós e contras, notamos que a central multimídia do SUV elétrico da BYD   poderia ser mais fácil de operar, bem como algo que não necessariamente é um ponto negativo, mas que não anda junto com seu motor muito forte. Estamos falando de sua suspensão.

De fato, o carro entrega o conforto que todo o SUV de 7 lugares tem que ter. Entretanto, devido à dinâmica que o carro adquire com o pé “atolado” no fundo do acelerador, bem como diante das “cravadas” dos freios Brembo de seis pistões e discos perfurados, é fácil perder o ponto de equilíbrio da carroceria, cuja suspensão poderia ser mais firme.

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Ao mesmo tempo, o SUV elétrico chinês não deixa nada a desejar quando o assunto ainda é o desempenho. Por conta da boa distribuição de peso (ainda que tenha um total de 2479 kg), graças ao bom posicionamento dos seus motores elétricos, notamos que o SUV da BYD é equilibrado em curvas de alta velocidade. Mesmo com o alto centro de gravidade e a suspensão pouco rígida, aponta muito bem  e se mantém com equilíbrio e precisão.

Por outro lado, inclusive conforme relatamos à BYD durante o evento de apresentação, é interessante como a eletrônica atua a favor da segurança. Em uma situação de risco urbano, onde um animal entra na pista, um caminhão pode vir de repente, entre outros casos, a intervenção eletrônica ajuda muito nessa questão da perda de equilíbrio e, consequentemente, a fugir de situações inesperadas e perigosas.

É complicado exigir de um carro potente, que não é esportivo , destinado a um público geral (e que pode ser leigo ao volante), que seja tão habilidoso quanto um puro-sangue — que pode ter a metade do peso do SUV e menos potência — em cenários bruscos.

Tecnologias e preços

BYD Tan EV vem com tela da central multimídia que pode funcionar tanto na horizonta quanto na vertical
Divulgação

BYD Tan EV vem com tela da central multimídia que pode funcionar tanto na horizonta quanto na vertical

Já que trouxemos a questão da tecnologia, devemos lembrar de todos os itens que oferece. Vem de série com sensores de pressão dos pneus, reconhecimento dos sinais de trânsito, alerta de colisão frontal, sistema anticapotamento, sensor de ponto cego , assistência de frenagem de emergência, alerta de fluxo cruzado, assistência de partida em rampas, alerta de colisão traseira, controle dinâmico do veículo, entre outros.

Partindo para a comodidade, traz sistema de som Dirac com 12 auto-falantes, central multimídia com rotação elétrica de 15,6 polegadas (que pode ser utilizada na horizontal ou na vertical), bem como cluster multifuncional de 12,3 polegadas. Além disso, traz abertura das portas e partida do motor acionados remotamente, bem como seis câmeras para auxiliar na visão do condutor, ao redor do carro.

O novo BYD TAN EV ainda não tem preços determinados, mas segundo a fabricante chinesa, sairá por algo na faixa dos R$ 400 mil, podendo chegar próximo aos R$ 500 mil. A principal hipótese é que saia por algum valor entre R$ 430 mil e R$ 460 mil.

Fonte: IG CARROS

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