Acesso à sede do Detran-MT deverá ser feito pelo portão dos fundos

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) interditou o trecho que liga os blocos de Vistoria à Diretoria de Veículos, na sede em Cuiabá. Pelos próximos 10 dias, a partir desta quarta-feira (04.12), o acesso à sede da autarquia deverá ser feito somente pela entrada dos fundos, via Centro Político Administrativo (portão 2), na Rua G.

O motivo para a interdição se dá em razão da reforma para adequações de acessibilidade e sinalização viária na unidade, sendo necessária a movimentação de maquinários e caminhões na pista, o que impossibilita a passagem de pedestres e veículos.

A entrada principal (portão 1), pela Avenida Dr. Helio Ribeiro, bairro Paiaguás, está liberada apenas para os serviços de vistoria e para os alunos que vão realizar prova prática veicular.

Reforma

O investimento na obra de acessibilidade e sinalização viária da sede do Detran-MT será de R$ 2,4 milhões, em recursos do Governo do Estado, com vistas à modernização, segurança e maior comodidade dos usuários e servidores.  

Com a reforma, a sede passará a ter piso e sinalização tátil nos locais de circulação de pessoas, será feita a adequação de toda a calçada e rampas de acordo com normas técnicas e legislações vigentes de acessibilidade, adequações nas vagas de estacionamento de uso exclusivo; faixas elevadas e com sinalização tátil para travessia de pedestres, adequação de acessibilidade nos sanitários de todos os blocos e no interior de todos os setores; instalação de guarda-corpos em locais próximos à desníveis existentes, readequação de escadas e corrimãos de acesso aos blocos, entre outros itens que passarão por adequações.

Para montar o projeto, a equipe da Coordenadoria de Obras e Engenharia do Detran-MT elaborou um laudo técnico com base nas legislações específicas sobre acessibilidade que estão em vigor nas esferas Federal, Estadual e Municipal.

A construtora W Mendes LTDA EPP é a empresa contratada para a execução da obra, após vencer a licitação na modalidade tomada de preços.  

Detran-MT

O complexo do Detran-MT foi inaugurado no ano 2000, há quase 20 anos e, desde então, nunca passou por intervenções para adequação de acessibilidade e sinalização viária. A obra vai proporcionar à pessoa com deficiência a plena integração social com melhor acesso aos espaços. 

O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, destaca que a reforma tornará a sede da autarquia mais moderna e eficaz para a população.

“A reforma para adequação de acessibilidade e sinalização viária é necessária a fim de adaptar o passeio público e acesso aos prédios para utilização de maneira autônoma, independente e segura a maior quantidade de pessoas, independentemente da idade, estatura e limitações de mobilidade”, afirma.   

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook