Ações de Cidadania realizam 17,5 mil atendimentos nos dois Dias D

Ações de Cidadania realizam 17,5 mil atendimentos durante os dois Dias D – Foto por: Jana Pessôa/Setas-MT

Ações de Cidadania realizam 17,5 mil atendimentos durante os dois Dias D

Os serviços das Ações Integradas de Cidadania que foram levados para a segunda edição da Caravana da Transformação, em Peixoto de Azevedo (690 km de Cuiabá), atingiram a marca de 17,5 mil atendimentos, durante os dois “Dias D”, 09.09 e 10.09. A cartela de serviços do setor de cidadania foi coordenada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT). A Caravana da Transformação é uma ação do Governo do Estado de Mato Grosso.

Foram levados mais de 25 serviços de garantia de direitos para a população de Peixoto e outros 16 municípios da região. Os atendimentos englobam vários serviços: emissão de documentos (RG, CPF, carteira de pescador), segunda via de certidões, orientações jurídicas, registro de boletim de ocorrência, palestras orientativas, cursos profissionalizantes, cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine), atualização do cadastro do programa bolsa família, fotocópias, fotos 3×4, biblioteca itinerante, plantão fazendário, atendimento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), declaração de hipossuficiência, entre outros serviços.

A auxiliar de enfermagem Maria José da Silva Freitas tem 54 anos e também já pode acrescentar ao currículo a profissão de cabeleireira. Ela soube pelo rádio que a Galvan Escola de Cabeleireiros abriu 80 vagas para cursos de penteado, corte de cabelo feminino e masculino e design de sobrancelhas, durante a Caravana da Transformação, e não pensou duas vezes para se inscrever.  A moradora de Peixoto contou que está prestes a se aposentar e pretende garantir uma nova fonte de renda, para complementar o orçamento familiar.

A vendedora autônoma Francisca Raiane Sousa Diniz, de 29 anos, também teve acesso aos serviços de cidadania levados pela Setas. Na quinta-feira (08.09), Raiane foi até a Vila Olímpica com a filha e as duas sobrinhas. Elas tiraram fotos 3×4, solicitaram segunda via de certidões e outros serviços. “Hoje eu fiz RG para a minha filha e CPF para as minhas sobrinhas. Ontem eu vim apenas para conhecer e aproveitei para cortar o meu cabelo e o das meninas, e fiz as sobrancelhas”, contou.

A balconista de farmácia Laura Oliveira também teve acesso aos serviços da Caravana da Transformação. A mãe da pequena Emanuelle, de dois meses, fez a segunda via da certidão de nascimento da filha de seis anos, atualizou o cadastro do programa Bolsa Família e também recebeu atendimento psicossocial da Equipe do Emprega Rede.

Inclusão

O atendimento psicossocial contribui para a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho e também eleva a estima desses trabalhadores. O Emprega Rede é um programa de Governo do Estado de Mato Grosso, lançado em junho do ano passado, com foco na inclusão socioprodutiva da população vulnerável, pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência, pessoas acima de 45 anos, jovens e egressos do trabalho escravo e vítimas de tráfico de pessoas e do trabalho infantil.

A Caravana também levou momentos singulares para a vida dos que passaram pela Vila Olímpica. É o caso de uma moradora de Peixoto de Azevedo, a Luciana Oliveira, que tem 34 anos e convive com uma paralisia parcial no corpo. As limitações não a impedem de ser uma mulher vaidosa, que tem todo o cuidado com o seus longos cabelos lisos. Luciana foi uma das atendidas nos serviços de estética da Galvan Escola de Cabeleireiro, parceira nas ações de cidadania. Ela saiu da Vila Olímpica com uma verdadeira transformação no visual e um largo sorriso no rosto.

Comentários Facebook