Mato Grosso
Ager e Aneel fiscalizam fornecimento de energia elétrica em comunidades indígenas do Xingu
A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT), em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), realizou entre os dias 27 e 31 de outubro uma ação de fiscalização em comunidades indígenas do Território do Xingu (a 1.031 km de Cuiabá). O objetivo foi avaliar a qualidade dos serviços prestados pela concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no Estado, a Energisa Mato Grosso.
A atividade integra o escopo do programa Luz para Todos, iniciativa do Governo Federal que visa universalizar o acesso à energia elétrica no meio rural e em regiões remotas da Amazônia Legal.
A operação contou com a presença de analistas reguladores da Ager e especialistas em regulação da ANEEL, que inspecionaram em duas comunidades indígenas as condições das instalações e sistemas de geração de energia elétrica.
A fiscalização foi motivada por reclamações apresentadas pelos povos xinguanos à Agência Nacional, que relataram dificuldades e falhas na implementação do programa Luz para Todos na região. As lideranças indígenas formalizaram suas demandas por meio de uma carta entregue à agência, que expõe os principais desafios enfrentados pelas comunidades no acesso à energia elétrica.
Em resposta, a Ager instaurou processo fiscalizatório, realizou reuniões com a concessionária Energisa e com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), além disso solicitou dados e informações detalhadas sobre a execução do programa nas aldeias da região.
Segundo o superintendente regulador de Energia em exercício da Ager, Raphael Jouan Raymundo da Silva, a etapa presencial foi uma oportunidade única “de escutar as reclamações das comunidades locais, com vistas a entender a situação para dar um melhor encaminhamento, respeitando as tradições e cultura indígenas”, destacou.
A fiscalização segue em andamento, e os resultados das vistorias serão consolidados em relatório técnico, que subsidiará as próximas etapas do processo regulatório.
Convênio Aneel
A atividade de fiscalização integra as ações executadas pela Ager por delegação da Agência Nacional de Energia Elétrica, conforme convênio firmado entre as instituições. Pela Ager, participaram da fiscalização os analistas reguladores Gisele Rios e Neimar Dantas.
Fonte: Governo MT – MT
-
Geral6 dias agoNeve em Cuiabá: Papai Noel chega com espetáculo e inaugura o Natal do Goiabeiras neste sábado (8)
-
Artigos6 dias agoO autocuidado começa muito antes do diagnóstico
-
Curtinhas6 dias agoIgreja Batista doa quase R$ 1 milhão para casa de pastor jubilado e causa polêmica
-
Artigos6 dias agoO verdadeiro Robin Hood às avessas
-
Geral3 dias agoBFB Foods aposta em inovação e lança novo sabor durante a Expoind 2025
-
Artigos3 dias agoConcorda com a renovação por mais 30 anos da Energisa em MT?
-
Artigos3 dias agoBlack Friday: oportunidade de vender mais e conquistar melhor
-
Artigos6 dias agoPODER LEGIFERANTE


