AL recebe representantes do Parlatino

Presidente Guilherme Maluf em sessão plenária ordinária (Foto: Maurício Barbant/ALMT)

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf e outros membros do parlamento mato-grossense recepcionam na noite de hoje (11.08)  representantes de países  latino-americanos e do caribe que estão em Cuiabá para a  reunião do Parlatino ( Parlamento Latino-Americano e do Caribe. Serão recebidos representantes do Chile, Uruguai, Costa Rica, Venezuela, Equador, e de dos Estados brasileiros Piauí, Amapá e Bahia, e outros totalizando 18 países.

Na oportunidade Maluf entregará aos presentes um exemplar do livro “Sedes: A evolução do Parlamento Mato-grossense”. O livro conta a história do parlamento mato-grossense a partir das suas sedes, registrando 180 anos de história parlamentar.  Ainda no evento, haverá uma apresentação do Grupo de Siriri Flor do Atalaia, que mostrará a dança regional mato-grossense.

Os representantes estão em Cuiabá e debatem durante todo o dia o tema “Fontes Renováveis de Energia”, com enfoque para Biodiesel, Heliotérmica e Energia Solar e questões sobre o alto índice de incidência solar no Estado, a solarimetria, além de outras questões inerentes à região de abrangência do Parlatino. A realização dessa reunião internacional em Cuiabá, coloca a capital mato-grossense entre as capitais dos países que fazem parte do Parlatino.

A abertura do encontro do Parlatino correu nesta manhã, no Salão Nobre Cloves Vetoratto, no Palácio Paiaguás. A programação segue até amanhã. Ainda hoje, após o almoço, o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutor em Química pela Universidade de Santa Catarina, Evandro Luiz Dall?oglio, realizará uma palestra e mediará um debate sobre Biocombustíveis.

Amanhã, sexta-feira (12), o professor da Universidade de Brasília (UnB) e doutor em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade de Duke, Carolina do Norte, Mario Benjamin Baptista de Siqueira, mediará o debate sobre energia heliotérmica. Em seguida, o pesquisador e doutor em Engenharia Aerodinâmica de Pontes Super-Longas pela Universidade de Kyoto, Japão Cristiano Augusto Trein, ministrará uma palestra sobre energia solar.

Parlatino

Fundado em 1964, em Lima (Peru), o Parlatino é uma organização regional, permanente e unicameral, integrada pelos Parlamentos nacionais da América do Sul e Caribe. O Parlamento Latino Americano tem sede na cidade do Panamá. Possui 12 Comissões Permanentes. Integram o Parlatino as Antilhas Holandesas, Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Curaçao, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, San Martin, Suriname, Uruguai e Venezuela.

O Parlamento tem os seguintes princípios permanentes e inalteráveis: defesa da democracia; integração latino-americana; não-intervenção; autodeterminação dos povos; pluralidade política e ideológica como base de uma comunidade latino-americana democraticamente organizada; igualdade jurídica dos Estados; reprovação à ameaça e ao uso da força contra a independência política e a integridade territorial de qualquer Estado; solução pacífica, justa e negociada das controvérsias internacionais; preponderância dos princípios do Direito Internacional referente às relações de amizade e a cooperação entre os Estados. 

Fonte: AL MT
Comentários Facebook