Além de mamografia, TCE-MT disponibiliza 50 exames preventivos de câncer de colo de útero a colaboradoras


Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

Além dos 48 exames de mamografia, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) também vai ofertar, de 18 a 27 de outubro, 50 exames preventivos de câncer de colo de útero às colaboradoras que têm mais de 40 anos e não possuem plano de saúde. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa, que tem como foco a conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer.

O agendamento dos exames deve ser feito junto à Secretaria de Gestão de Pessoas, por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT).

Já nos dias 26 e 27 de outubro, das 8h às 12h, em parceria com a Associação de Trabalhadores Voluntários contra o Câncer de Mama em Mato Grosso (MT-Mamma), serão disponibilizadas camisetas para compra na recepção do Edifício Marechal Rondon.  

Ainda como parte da campanha Outubro Rosa, o TCE-MT intensificou a divulgação de informações sobre o assunto, a fim de incentivar a busca pelo diagnóstico precoce. De acordo com o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, o objetivo é promover a conscientização sobre a doença e, consequentemente, reduzir a mortalidade de mulheres.

“Cerca de 2,3 milhões de casos de câncer de mama foram estimados em 2020 em todo o mundo. No Brasil, os números passam de 66 mil. Por este motivo, o foco do Outubro Rosa é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença, apontada como a que mais acomete mulheres em todo o mundo”, ressaltou o presidente.

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, intitulado de Outubro Rosa, foi criado no início da década de 90, quando o laço cor-de-rosa, símbolo da prevenção ao câncer de mama, foi lançado.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT

Comentários Facebook