Política Cuiabá
Alex Rodrigues convoca audiência pública para debater atrasos e impactos da obra do BRT em Cuiabá

11/03/2025
Alex Rodrigues convoca audiência pública para debater atrasos e impactos da obra do BRT em Cuiabá
Assessoria – Vereador Alex Rodrigues
Na próxima sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá vai realizar uma audiência pública para debater os atrasos e os impactos das obras do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) na cidade. A iniciativa é do vereador Alex Rodrigues (PV), presidente da Comissão de Obras Públicas da Câmara, que busca reunir representantes do governo estadual, do Consórcio Construtor BRT Cuiabá e de órgãos fiscalizadores para, em conjunto, encontrar soluções concretas para o projeto.
A preocupação central reside nos atrasos que afetam diretamente a vida dos cuiabanos. Originalmente prevista para outubro de 2024, a conclusão da obra foi adiada para 2026, gerando transtornos e frustrações. “A audiência é um espaço para que os cuiabanos possam se manifestar, cobrar explicações e exigir soluções. O transporte público deveria facilitar a vida das pessoas, mas, por enquanto, tem sido sinônimo de transtorno”, enfatizou o vereador Alex Rodrigues.
Os impactos do atraso são evidentes em diversas áreas da cidade, com destaque para as avenidas do CPA e Fernando Corrêa, onde as intervenções causam congestionamentos e dificultam a mobilidade urbana. A situação da Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) é particularmente crítica, pois a falta de uma solução estrutural para os alagamentos pode inviabilizar a operação dos ônibus elétricos planejados para o BRT.
Um impasse entre o Governo do Estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A, contribuiu para os atrasos. O consórcio, contratado em 2022 por R$ 468 milhões, alega que o anteprojeto da obra não incluiu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que prejudica o andamento do cronograma. Em fevereiro, o Governo anunciou a rescisão do contrato. No último dia 7, o governador Mauro Mendes revelou que as partes chegaram a um acordo amigável, com o compromisso do consórcio de concluir as obras já iniciadas num prazo de 150 dias. Depois disso, o governo vai estudar como terminar o serviço.
A audiência pública busca promover a transparência do processo e identificar alternativas para destravar a obra. Além disso, a Comissão de Obras Públicas realizará uma visita técnica aos canteiros de obras para avaliar de perto os avanços e os desafios do projeto. “Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, reforçou o vereador.
A participação da população é fundamental para garantir que as demandas dos cidadãos sejam consideradas nas decisões sobre o futuro do BRT. A audiência será realizada às 14h, no plenário da Câmara Municipal e estará aberta a todos os interessados.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
Comentários Facebook
Continue Reading
-
Artigos6 dias ago
Quando o som e a letra dão match
-
Curtinhas6 dias ago
Prefeita de Várzea Grande anuncia troca no secretariado e liderança
-
Politica MT6 dias ago
Coronel Assis defende Frei Gilson e afirma que ataques não vão silenciar a verdade
-
Policial5 dias ago
Polícia Civil prende em Rondonópolis mandante de homicídio no Rio de Janeiro
-
Politica MT5 dias ago
Wilson Santos anuncia audiência do Senado e ALMT sobre impactos de hidrelétricas no rio Cuiabá
-
Várzea Grande5 dias ago
Ouvidoria resolve 74% das demandas e reforça transparência no atendimento ao cidadão
-
Curtinhas3 dias ago
Chico Curvo afirma que não pendurou a chuteira e mira Câmara Federal
-
Várzea Grande5 dias ago
Prefeita destaca luta feminina e anuncia novas políticas públicas em Sessão Solene do Título “Sarita Baracat”