ALMT pode ter programa voltado à preparação do vestibulando

Dep. Zé Domingos (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) poderá exibir videoaulas direcionadas aos alunos em fase preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), através da TV Assembleia e site oficial. O Projeto de Resolução nº 198/2016 foi apresentado pelo deputado estadual José Domingos Fraga (PSD) e prevê a criação do programa “Assembleia Enem”.

Segundo o parlamentar, o objetivo da proposta é aproximar os estudantes do Legislativo estadual e, ao mesmo passo, oferecer educação gratuita de qualidade.

“Atualmente, a televisão e a internet são os meios mais rápidos e democráticos de acesso à educação. Deste modo, os alunos mais carentes teriam conteúdo de qualidade sem qualquer custo e o Estado estaria cumprindo com o seu papel de educar”, afirma Zé Domingos.

Pelo texto do projeto, as videoaulas serão ministradas por professores de entidades educacionais públicas ou privadas em parceria com a ALMT, abrangerão matérias cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e deverão ser exibidas entre 19h e 20h, com duração de até 60 minutos.

Em outros estados

A ideia já funciona em outras localidades do país, a exemplo do Paraná, que há mais de dois anos realiza um projeto semelhante, tem beneficiado muitos estudantes e tornado o ensino mais humanizado. Naquele estado, o projeto desenvolvido pelo presidente, por intermédio da mesa diretora, obteve muito sucesso e criou ramificações, tais como: concurso de redação e aulas no plenário.

Já no Ceará, a iniciativa oferece um ambiente de educação e formação humana que vincula o ensino à equidade, norteado pelo princípio da democracia como agente de mudança.

No Rio Grande do Norte, os “aulões” preparatórios para o Enem acontecem na TV Assembleia com o nome Conexão Enem. O programa é semanal e são usados vídeos com temas da atualidade, além do conteúdo das matérias exigidas no exame.

Fonte: AL MT
Comentários Facebook