Alta Floresta receberá a 1ª Oficina Regional do Sistema Integrado de Agricultura Familiar

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT) e o Instituto Centro de Vida (ICV) realizarão na sexta-feira (06.12), a partir das 8h, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Alta Floresta, a primeira oficina regional para divulgação do Sistema Estadual Integrado da Agricultura Familiar (SEIAF) e orientação sobre os procedimentos necessários à adesão dos municípios ao Sistema.

As oficinas têm o objetivo de compartilhar informações sobre o Sistema, bem como demonstrar a ferramenta eletrônica (e-SEIAF), criada para a adesão dos municípios ao SEIAF. A ferramenta atuará na coleta de dados primários da agricultura familiar e na pactuação de metas para o fortalecimento do setor.

O SEIAF é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso que vem sendo construída no âmbito do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), sob a coordenação da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF).

A série de oficinas envolve a realização de cinco encontros regionais, que terão a participação de representantes de órgãos municipais, estaduais e federais, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), representante do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), representantes dos Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental, instituições de ensino, pesquisa e extensão, movimentos sociais do campo, associações, cooperativas, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER), classe política, terceiro setor e iniciativa privada.

O projeto de construção do SEIAF conta com o apoio financeiro da Parceria para Ação pela Economia Verde (PAGE), sendo o Sistema um dos principais instrumentos para a implementação da Política e do Plano Estadual da Agricultura Familiar. Nas oficinas regionais serão coletados subsídios para o aprimoramento da proposta do SEIAF e sua posterior institucionalização.

Calendário das oficinas regionais

06/12/2019, em Alta Floresta – Carlinda, Paranaíta, Apiacás, Nova Monte Verde e Nova Bandeirantes

10/12/2019, em Querência – Água Boa, Ribeirão Cascalheira e Canarana

17/12/2019, em Cotriguaçu – Colniza, Aripuanã, Juruena, Juína, Juara e Castanheira

14/01/2020, em Pontes e Lacerda – Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade, Porto Esperidião, Comodoro, Jauru, Araputanga, Mirassol D’Oeste, Nova Lacerda e Conquista d’Oeste

16/01/2020, em Cuiabá – Poconé, Diamantino, Rosário Oeste, Nobres, Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Acorizal, Várzea Grande, Pedra Preta e Rondonópolis.

Serviço

Os interessados em participar das oficinas regionais poderão entrar em contato com o responsável pelo Instituto Centro de Vida (ICV), Eriberto Muller pelo telefone (66) 9 9222-5856 ou pelo e-mail: [email protected]

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook