Alunos atendidos pelo Programa de Melhoria da Proficiência realizam primeiro simulado


.

Cedida/Álbum de Família

Clique para ampliar

Alunos do 4º Ano de 52 escolas da rede pública municipal de Educação de Cuiabá que oferecem o Ensino Fundamental, um total de 3.950 estudantes, estão fazendo nesta sexta-feira (7), o primeiro simulado do Programa de Melhoria da Proficiência (PROMP).

Com a suspensão necessária das atividades presenciais nas unidades da rede pública municipal de educação, em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o PROMP, assim como outros programas pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, passou a ser realizado na modalidade ensino à distância (EAD) por meio de diferentes plataformas, com apoio do material pedagógico distribuído aos 52 mil estudantes da rede.

No Programa de Melhoria da Proficiência, as aulas, de Língua Portuguesa e Matemática, são realizadas duas vezes por semana e, a cada cinco lições dos livros didáticos, os alunos fazem um simulado. A coordenadora de Formação da Secretaria Municipal de Educação, Profª. Maria Veridiana Silva Ribeiro explicou que os alunos, após responderem o simulado, preenchem os cartões respostas, que estão no final dos livros, tiram uma foto e encaminham por whatsapp para a professora. Cada professora tem um grupo de whatsapp com seus alunos. Ou podem entregar na escola, na próxima segunda-feira (10).

Durante a semana, além das atividades pedagógicas relacionadas às demais matérias, os alunos desenvolvem as lições do programa.  “Os professores receberam sugestões para o desenvolvimento das atividades de cada lição, que podem ser desmembradas. Assim o professor pode produzir um áudio ou vídeo, orientando os alunos a cada lição. Esse mesmo conteúdo é desenvolvido nas vídeo aulas que ficam disponíveis no portal da Escola Cuiabana, no youtube, e outro conjunto de atividades o aluno resolve sozinho e posta para o professor a tarefa realizada. Assim em cada semana são realizadas uma lição de Matemática e uma lição de Língua Portuguesa”, explicou Maria Veridiana.

Após cada simulado, a partir do resultado obtido pelos alunos, os professores passam por formação, online, para replanejar os conteúdos e retomar, se for o caso, aqueles onde os alunos mostraram maior dificuldade. Além dessa formação marcada para o próximo dia 18, antes disso, no dia 13, os profissionais da educação estarão participando do Webnário Temático sobre as metodologias ativas do PROMP e o ensino hibrído.

Ao longo deste semestre os alunos farão quatro simulados, após cada grupo de cinco lições, totalizando 20 lições.

Comentários Facebook