Auditores aprimoram técnicas para redação de relatórios

Ligiani Silveira – CGE/MT

Auditores do Estado e servidores da área administrativa da Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) participaram nesta semana de Oficina de Redação de Relatórios, em Cuiabá. O objetivo foi aprimorar a produção dos relatórios de auditoria, de modo a tornar mais eficiente a comunicação com os gestores públicos destinatários dos trabalhos e com a sociedade. 

Para tanto, o professor Carlos Alberto Motta apresentou técnicas de composição de textos para auxiliar os auditores a redigirem com mais segurança, clareza, objetividade e concisão, inclusive com conteúdos bem estruturados e ilustrações bem projetadas. 

“O relatório é a etapa mais importante do processo de planejamento e execução de uma auditoria e deve ser entendido como uma ação de comunicação estratégica fundamental para o processo decisório”, argumentou. 

Para o consultor, é preciso levar em conta o perfil do leitor atual, que é ávido por informações e por compreendê-las, mas sem concentrar muito tempo na leitura de tudo o que chega até ele. “O treinamento visou compartilhar metodologias para que a redação dos relatórios permita a leitura com mais eficiência e a compreensão com mais facilidade e rapidez”, salientou. 

A oficina teve como referência o Manual de Redação de Relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU) e integra o ciclo permanente de aperfeiçoamento profissional dos auditores do Estado de Mato Grosso. “Foi mais uma oportunidade para atualização de conhecimentos”, disse o auditor Marino Koch. 

Sobre o professor

Graduado em Letras e Comunicação Social, Carlos Alberto Motta atua como professor, palestrante e consultor para empresas em todo o Brasil. Já foi, inclusive, contratado por notória especialização pelos mais renomados órgãos públicos do País. 

Desenvolveu programa de redação de relatórios para profissionais de áreas técnicas e de auditoria nas empresas Brascan Brasil, Ipiranga, Vale, Petrobras, Aracruz Celulose, BR Distribuidora e Banco Central. 

Além disso, é autor de livros, dentre eles: “Como escrever melhor” (Publifolha) e “Como escrever textos técnicos” (Ed. Thomson Learning). 

Comentários Facebook