Auditores respondem 712 consultas no 1º semestre

Auditores respondem consultam dos servidores pelo canal “Pergunte à CGE” – Foto por: Ligiani Silveira – CGE/MT

Auditores respondem consultam dos servidores pelo canal

Auditores da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) responderam a 712 consultas das secretarias e entidades do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso pelo canal “Pergunte à CGE” no primeiro semestre de 2016. O quantitativo é 34,5% superior aos 529 questionamentos respondidos no mesmo período do ano passado e segue tendência de aumento no número de consultas registradas pelo canal. 

O “Pergunte à CGE” é uma ferramenta de contato direto com o servidor público estadual via site www.controladoria.mt.gov.br para solicitação de orientação e esclarecimentos sobre assuntos de gestão interna/sistêmica (financeiro, contabilidade, aquisições, pessoal, convênios, obras etc). A ideia é facilitar a vida dos servidores que atuam na área meio do Governo do Estado.

“A equipe da Uniseci (Unidade Setorial de Controle Interno) da Unemat faz uso constante dessa importante ferramenta, a mesma possibilita um acesso direto aos auditores da Controladoria de modo que os mesmos nos atendem com agilidade e qualidade. No nosso dia a dia, a ferramenta nos auxilia a orientarmos os servidores respondendo aos questionamentos e dúvidas procedimentais com o auxílio da Controladoria e desta forma fazermos um trabalho preventivo e orientativo junto ao nosso corpo técnico”, destaca Maria do Carmo Silva de Andrade, da Uniseci da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

A secretária-adjunta de Auditoria e Controle da CGE, Kristianne Marques Dias, observa que o aumento das demandas pelo canal demonstra que as secretarias e entidades têm reconhecido cada vez mais o papel da Controladoria como órgão de orientação e assessoramento direto na gestão sistêmica, e não somente como órgão de auditoria. “Mais que apontar falhas, erros e desvios, o papel principal da Controladoria é orientar os órgãos pela qualidade, legalidade e responsabilidade fiscal da gestão dos recursos públicos”, ressalta.

Consultas 

O “Pergunte à CGE” é um canal disponibilizado no site da Controladoria para que os servidores públicos estaduais, independentemente dos cargos e funções que ocupem, solicitem orientações e esclarecimentos sobre assuntos de gestão interna/sistêmica de entendimentos pacíficos no âmbito da CGE. As consultas são respondidas diretamente no e-mail do solicitante.

O canal é regulamentado pela Portaria 04/2013-AGE, a qual estabelece o prazo de 48 horas para retorno das respostas. Entretanto, em eventual impossibilidade de retorno no prazo estabelecido devido à complexidade da solicitação, o auditor informa o solicitante, via e-mail, do novo prazo para resposta. 

As perguntas nas quais a equipe responsável entender ser de alta complexidade ou havendo a necessidade de analisar o caso concreto, o auditor plantonista solicita ao consultante que formalize o questionamento via ofício para emissão de Parecer de Auditoria. 

Em 2015, os auditores do Estado responderam a 1.164 questionamentos pelo “Pergunte à CGE”. O quantitativo foi um marco histórico já que representou 132% a mais dos (500) questionamentos respondidos em 2014 e quase se igualou ao total de (1.293) consultas atendidas no acumulado dos anos de 2012 a 2014.

O canal “Pergunte à CGE” está disponível no site www.controladoria.mt.gov.br , no menu “Fale Conosco” e em banner na lateral da página.

Comentários Facebook