Política Cuiabá
Câmara aprova projeto que torna permanente a campanha “Homem de Verdade Protege Mulheres
Nathany Gomes | Assessoria da vereadora Paula Calil
Foi aprovado em sessão ordinária desta quinta-feira (30), com 21 votos, o Projeto de Lei 22565/2025 de autoria da presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), que institui a campanha permanente “Homem de Verdade Protege Mulheres”, uma iniciativa que busca envolver e conscientizar homens de todas as idades sobre a importância de combater a violência contra as mulheres.
A proposta integra as ações do Protocolo “Cuiabá Protege Mulheres”, já em prática na capital, integrando o movimento contínuo de educação, empatia e responsabilidade social masculina, com foco na transformação de comportamentos e valores desde a infância.
Paula agradeceu os parlamentar pelo apoio na defesa e garantia dos direitos das mulheres na sociedade, e destacou que a proposta visa fortalecer o protagonismo masculino na desconstrução da cultura machista.
“Reconhecer o papel ativo dos homens na construção de uma sociedade justa e segura é essencial. A superação da violência exige mais do que punições? é preciso educar, mobilizar e envolver os homens como agentes da mudança. Vamos para ruas, estabelecimentos, escolas, em todos os lugares possíveis, levando a mensagem de respeito e proteção a nós mulheres, combatendo toda e qualquer tipo de violência seja quem quer que seja”, afirmou, a vereadora.
Entre os objetivos da campanha, estão a promoção de uma cultura de não violência, o estímulo ao respeito e à equidade de gênero, e o reconhecimento público de homens e instituições que atuem de forma ativa na defesa das mulheres. O texto também prevê a criação de uma rede cidadã de proteção e apoio à vida das mulheres em toda a capital.
Além disso, o projeto autoriza o Executivo Municipal a instituir, anualmente, a Semana Municipal “Homem de Verdade Protege Mulheres”, preferencialmente no mês de agosto, em referência ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
A adesão à iniciativa será voluntária e aberta a qualquer cidadão ou entidade, com cadastro simplificado junto à Prefeitura de Cuiabá. As ações poderão ser realizadas em parceria com escolas, universidades, empresas, coletivos culturais, entidades religiosas e organizações da sociedade civil, podendo ainda contar com apoio técnico e financeiro de organismos nacionais e internacionais.
Importante destacar que, atualmente, somente em Mato Grosso, conforme dados do Observatório Caliandra, do Ministério Público de MT (MPMT), até o dia 17 deste mês, o Estado soma 45 mulheres vítimas de feminicídio neste ano.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
Comentários Facebook
Continue Reading
-
Geral6 dias agoNeve em Cuiabá: Papai Noel chega com espetáculo e inaugura o Natal do Goiabeiras neste sábado (8)
-
Artigos6 dias agoO autocuidado começa muito antes do diagnóstico
-
Curtinhas6 dias agoIgreja Batista doa quase R$ 1 milhão para casa de pastor jubilado e causa polêmica
-
Artigos6 dias agoO verdadeiro Robin Hood às avessas
-
Geral3 dias agoBFB Foods aposta em inovação e lança novo sabor durante a Expoind 2025
-
Artigos3 dias agoConcorda com a renovação por mais 30 anos da Energisa em MT?
-
Artigos3 dias agoBlack Friday: oportunidade de vender mais e conquistar melhor
-
Artigos6 dias agoPODER LEGIFERANTE


