Ceope promove encontro sobre a pessoa com deficiência no Estado

O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope) promove nos dias 21 e 22/09, no Hotel Fazenda Mato Grosso o II Meeting sobre a saúde da pessoa com Deficiência – “Mato Grosso unindo forças por uma saúde acessível, inclusiva e integral”. As inscrições estão abertas e encerram dia 15/09 e para os interessados em inscrever trabalhos vai até o dia 09/09. A novidade é o espaço para apresentação de banners sobre experiências exitosas no Sistema Único de Saúde (SUS).

A servidora da SES, doutora Diuriane Caroline Campos França da comissão organizadora do evento destaca que a proposta é discutir multi e transdisciplinarmente, situações específicas de como realizar a assistência humanística das pessoas com deficiência, fazendo um atendimento com mais segurança e apresentando outras alternativas na assistência à saúde. Ela acrescenta que, além disso, o evento pretende estimular os avanços na estrutura atual da assistência prestada a pessoa com deficiência no estado.

Ainda na ocasião, serão avaliados os resultados alcançados após o primeiro encontro: pontos positivos e negativos, e traçar estratégias para 2017, com foco na maior acessibilidade e qualidade a assistência integral à saúde, baseada no Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite (Decreto 7.612).

“A proposta do Meeting surgiu como uma necessidade de aproximação entre os profissionais da saúde que atuam na abordagem de pacientes com deficiência, bem como no ensino, aprendizado e pesquisa voltados para assuntos desta área”, frisa Diuriane.

O objetivo do encontro é reunir profissionais de áreas da saúde para discutir os avanços e desafios para estruturação da rede de cuidados a saúde da pessoa com deficiência em Mato Grosso, buscando implementar novas iniciativas e intensificar ações que, atualmente, já são desenvolvidas pelo governo em benefício das pessoas com deficiência.

Estão sendo esperados aproximadamente 400 profissionais das áreas de odontologia, fisioterapia e terapia ocupacional, nutrição, psicologia, farmácia, enfermagem, educação física e fonoaudiologia, medicina, entre outros, assim como gestores da saúde estaduais e municipais, e representantes das instituições e organizações da PcD, com o objetivo de apresentar experiências de sucesso no atendimento à pessoa com deficiência, bem como discutir sobre os temas: transdiciplinaridade, microcefalia, autismo e a rede de cuidados a pessoa com deficiência.

O evento é organizado pelo Ceope, em parceria com o Governo de Estado de Mato Grosso, por meio da Casa Civil, Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Fundo de Amparo as Pesquisas de Mato Grosso (FAPEMAT). Contribuem também com o evento o Sindicato dos Servidores da Saúde e do Meio Ambiente (SISMA), Prefeitura Municipal de Cuiabá, Conselho Regional de Odontologia (CRO), Escola de Odontologia, Angel Sistemas, Instituto de Diagnóstico por Imagem (IRHPA), a Curapox e Unimed Cuiabá. 

Inscrições e mais informações no site: www.meetingdeficienciamt.com.br

 

Comentários Facebook