Pesquisar
Close this search box.

Geral

Colóquio discute superendividamento e direitos do consumidor no sistema de saúde

Publicado em

2º Colóquio de Direito do Consumidor, na AL-MT – Foto por: Assessoria/Procon/Sejudh-MT

2º Colóquio de Direito do Consumidor, na AL-MT

A Assembleia Legislativa do Estado (ALMT), em parceria com o Procon Estadual, realizou nesta terça-feira (23.08), no Auditório Milton Figueiredo, o ‘2º Colóquio de Direito do Consumidor: Educando para o Consumo’. O evento, que foi aberto ao público, reuniu funcionários da Assembleia, do Procon e população em geral para discutir temas importantes sobre a defesa do consumidor, como superendividamento e planos de saúde.

Durante a abertura, o coordenador do posto do Procon Estadual na AL, Carlinhos Batista Teles, disse que o objetivo principal do evento é levar informações aos cidadãos sobre seus direitos enquanto consumidores e prepará-los para a aquisição de bens e serviços. “O Procon, além de atender e registrar as reclamações, também fomenta a Educação para o Consumo, preparando e orientando o cidadão. Precisamos aprender a consumir para não cairmos nas armadilhas do mercado de consumo”, destaca o servidor, salientando que o Posto do Procon na AL, que funciona há pouco mais de um ano, está aberto ao público para receber as demandas dos consumidores de Mato Grosso.

VEJA TAMBÉM  Bob’s inaugura primeira loja no Terminal Rodoviário de Cuiabá

O Colóquio contou com palestra da superintendente do Procon-MT, Gisela Simona Viana, que falou sobre ‘Superendividamento’. De acordo com Gisela, atualmente, os principais vilões dos consumidores são o cheque especial e o cartão de crédito. “O momento econômico pelo qual o país está passando exige que os consumidores fiquem ainda mais atentos às suas despesas e evitem gastos supérfluos. Disciplina e planejamento é a solução”, alerta.

Outra dica importante é fazer pesquisa de preços, medida essencial para quem quer economizar. “No que se refere a produtos alimentícios, o Procon Estadual divulga semanalmente pesquisa de preços dos principais produtos da cesta básica, que pode ser consultada pelo consumidor”, informa a superintendente. A pesquisa, que é realizada por amostragem e disponibilizada no site do Procon-MT, tem o objetivo de monitorar os preços e comparar os valores cobrados por esses alimentos em diferentes supermercados e açougues da Capital. Fazem parte da pesquisa produtos como arroz, feijão preto, feijão carioca, óleo de soja, carne, frango e leite UHT.

A segunda palestra, ministrada pelo especialista em Direito Público e presidente do Instituto dos Advogados Matogrossenses, Fábio Capilé, teve como tema ‘O direito do consumidor e o sistema de saúde’. De acordo com o advogado, a relação entre paciente, médico, hospital e plano de saúde é muito conturbada, resultando muitas vezes em desrespeito aos direitos dos consumidores. “Cobrança de primeira consulta e atendimento preferencial de consulta particular são exemplos de problemas que os beneficiários de planos de saúde enfrentam rotineiramente”, pontuou o palestrante.

VEJA TAMBÉM  Enersim garante momentos inesquecíveis para crianças em tratamento de câncer, em seu camarote na Arena Pantanal

Serviço

O Procon-MT é um órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center ? Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

No posto no Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. Nos postos da Assembleia Legislativa e do Várzea Grande Shopping, o atendimento é de segunda a sexta-feira (das 07h às 18h na AL e das 09h às 19h no Shopping em Várzea Grande). Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.

Comentários Facebook
Continue Reading

GRANDE CUIABÁ

POLÍCIA

MATO GROSSO

ESPORTES

Mais Lidas da Semana