Conheça os 4 pilares da meditação

Conheça os 4 pilares da meditação
Redação EdiCase

Conheça os 4 pilares da meditação

Descubra como eles podem te ajudar a inserir a prática em sua rotina de forma fácil

Por Patrícia Calazans

Para meditar não basta apenas fechar os olhos e ficar em silêncio, é preciso também atentar-se a quatro pontos primordiais, como a respiração, a concentração, o autoconhecimento e a presença. A seguir, conheça a fundo esses importantes pilares:  

Respiração

Toda e qualquer prática de meditação envolve tomar consciência da respiração. O ato de respirar é essencial para a vida que roda automaticamente no inconsciente. Através do fluxo da respiração, é possível nos transportarmos para o momento presente.

Concentração

Escolha o objeto da meditação, algo para focar a atenção e se concentrar. Pode ser a chama de uma vela, um ponto físico, um mantra ou simplesmente a própria respiração.

O importante é ter foco em algo, para que a mente concentre a atenção e relaxe o pensamento. Se os pensamentos te distraírem, assim que perceber, volte a atenção ao objeto escolhido. Meditar também é foco.

Ayurveda: conheça o estilo de vida e os benefícios para a saúde

Autoconhecimento

Meditar também é se auto-observar, olhar para dentro. Não é apenas a contemplação do que é belo ou da natureza. Atitudes internas e a ampliação da consciência fazem parte do ato de meditar. 

Parar de reclamar da vida e das situações que acontecem ao seu redor, perceber que você é totalmente responsável e cocriador da sua realidade, por meio dos seus sentimentos, palavras e ações, também é meditar.  

Por fim, ter uma postura de aceitação de si mesmo, daquilo que é, exercitando a não resistência, adiando o julgamento, sem reclamar e brigar com você mesmo e todos ao seu redor, também é meditar. 

Presença

Esteja presente! À medida que você passa pelos pilares anteriores, conseguirá voltar facilmente ao objeto da meditação. Finalmente perceberá a mente desacelerando , e os pensamentos e a respiração em uma frequência mais profunda, com maior coerência e alinhamento interno. 

Além disso, você também se sentirá mais relaxado e sereno. Ficará cada vez mais fácil estar no momento presente. Os pensamentos, as ações e a respiração entrarão em sintonia.

Patrícia Calazans

É terapeuta holística registrada pela ABRATH (Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos) e possui diversas formações e conhecimentos na área do desenvolvimento humano, como Programação Neurolinguística, Eneagrama, Hipnose Clássica e Ericksoniana, Rebirthing (Respiração Consciente), Meditação, Constelação Sistêmica etc.

Veja mais conteúdos na revista ‘Saúde e Bem-estar’

Fonte: IG SAÚDE

Comentários Facebook