Conselho de Diretores aprova calendário de reposição de aulas e apresenta demandas

Mais de 70 diretores de escolas estaduais do Vale do Rio Cuiabá, assessores pedagógicos e diretores do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) da capital, se reuniram com o secretário adjunto de Política Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Edinaldo Gomes de Souza. O encontro solicitado pelo Colegiado de Diretores de Cuiabá e Vale do Rio Cuiabá (CDC) aconteceu no auditório da Seduc, na manhã dessa sexta-feira (12.08).

Na reunião, o calendário de reposição de aulas publicado na Portaria 294/2016 foi aprovado pelos diretores e pelo Sintep Subsede de Cuiabá. Na pauta solicitada pelos gestores ainda estavam a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os repasses do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE).

A professora Magda Rodrigues Sanchez, diretora da Escola Estadual Alcebíades Calhão contou que a unidade escolar já programou atividades complementares em todos os sábados. “Junto ao conteúdo estão agendadas atividades pedagógicas, artísticas, culturais e esportivas. Acreditamos que essa é a solução para tornar a escola mais atrativa aos sábados, não somente para os estudantes, como para toda a comunidade”, afirma a diretora Magda Rodrigues Sanchez. 

Demandas

Em relação ao Enem, o CDC solicitou um cursinho pré-vestibular para os estudantes concluintes do Ensino Médio em 2016. Ficou acordado que escolas de Cuiabá e Várzea Grande com estrutura para atender a demanda dos estudantes da região apresentarão projetos que serão avaliados e a possibilidade de financiamento pela Seduc será verificada.

Sobre o PDE, Edinaldo Souza afirmou que a Secretaria fará o possível para honrar, o quanto antes, o envio da 3ª e 4ª parcelas dos repasses financeiros. O presidente do Colegiado, Dimas Antônio ainda solicitou a melhora da remuneração para os diretores escolares.

O secretário adjunto informou que todas as demandas apresentadas na reunião serão avaliadas e o próximo encontro será agendado ainda para agosto. “Nos comprometemos a melhorar a educação, e entre os pontos necessários para alcançarmos esse objetivo está a valorização profissional. Vamos convocar mais reuniões para apresentar as propostas de interesse dos profissionais, respeitando a legislação e a capacidade orçamentária do Estado”.

Calendário

De acordo com o cronograma publicado na Portaria 294/2016, entre os dias 08 de agosto e 23 de dezembro deverá acontecer a reposição das aulas. Do dia 26 de dezembro a 09 de janeiro está reservado para os 15 dias de férias correspondentes ao recesso de julho deste ano e do dia 10 a 31 de janeiro, também será feita a reposição. O período de férias será entre 1º de fevereiro até 02 de março.

As unidades cujos calendários já preveem aulas aos sábados como dias letivos deverão encaminhar a proposta de reposição para análise e aprovação da Coordenadoria de Legislação, Normas e Organização Escolar, da Superintendência de Gestão Escolar da Seduc. A inserção e atualização dos calendários escolares são de responsabilidade do assessor pedagógico.

Também compete à Assessoria Pedagógica analisar, aprovar e inserir as informações nos calendários escolares no Sistema SigEduca/GPE, bem como acompanhar, monitorar e fazer cumprir o que descreve a portaria.

Comentários Facebook