Desenho de aluno da EMEB Manoel João de Arruda é eleito para Selo em 2021


.

14/09/2020    5

O desenho de Rhyan Felipe Aikis Pereira Camargo, aluno da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Manoel João de Arruda, do bairro Figueirinha, foi eleito para representar o Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente de Várzea Grande de 2021.

A votação que teve início no Portal oficial da Prefeitura no começo de julho, foi suspensa uma semana depois por suspeita de ataque virtual, levantada pelos serviços de Tecnologia da Informação da Prefeitura. Diante do ocorrido, as secretarias municipais do Meio Ambiente e de Educação resolveram suspender a votação temporariamente, acreditando que este tipo de ocorrência lesava o princípio de igualdade na disputa.

A enquete foi retomada no dia 11 de agosto com o link no Portal da Prefeitura porém direcionado para outra plataforma impedindo assim que a votação fosse feita através de  programas que permitem votar repetidamente, de forma automática. Após sua finalização no dia 31de agosto, o desenho mais votado foi eleito para compor o Selo em 2021.

Aluno do 4º ano do Rhyan, de 10 anos, autor do desenho mais votado, disse que seu desenho se baseou em uma figura da internet e aprimorou o trabalho com efeitos de nuvens e sombras. O desenho mostra uma paisagem  pitoresca, rural, com uma casa a beira de um lago entre montanhas, cenário banhado pelo sol que remete a um ambiente bucólico, livre da poluição urbana. “As pessoas precisam respeitar mais a natureza, pois elas precisam muito mais dela do que ela de nós. Se nós respeitarmos ela vai nos retribuir” comentou.

Rhyan ainda recebeu de presente pela participação do seu desenho na votação do Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente,  brinquedos oferecidos pela diretora da EMEB Manoel João, Edineide de Almeida Cruz

Para o secretário Silvio Fidelis, mesmo com a pandemia do novo coronavírus que ocasionou a paralisação das aulas presenciais, por causa do distanciamento social, a rede municipal de ensino está conseguindo, por meio das atividades remotas, promover ações pedagógicas como as realizadas online durante a Semana do Meio Ambiente, ocorridas no mês de junho. Entre as atividades propostas estavam incluídos os trabalhos que foram classificados para a escolha do Selo. “Os desafios provocados pela pandemia foram encarados por nossa equipe e as soluções inovadoras nos permitiu avançar nos processos de garantir, ainda que a distância, a integração entre alunos, professores e gestores” declarou.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Helen Ferreira Farias, a eleição do desenho pela rede municipal de Educação já é tradicional  para compor o Selo que é editado anualmente. Segundo ela, o Selo apresenta um diferencial da empresa com relação às concorrentes. “Adquirindo produtos ou serviços nas empresas certificadas, o consumidor tem a certeza de que está contribuindo com um meio ambiente sustentável e de qualidade. Consequentemente, o empresário se sentirá mais estimulado para adotar práticas autossustentáveis como forma de conquistar mais espaço no mercado”, concluiu.

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Comentários Facebook