Na manhã desta quinta-feira (03), a secretária de Educação de Sorriso, Adriana Reichert, informou que 1.022 vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) foram canceladas devido à ausência de confirmação por parte dos responsáveis. Segundo a gestora, muitas famílias foram notificadas sobre a disponibilidade da vaga, mas não compareceram nem comunicaram a desistência, dificultando a organização do atendimento.

Atualmente, há 430 crianças na fila de espera para vagas específicas, ou seja, aquelas em que os pais desejam uma unidade em particular, o que depende da disponibilidade da Secretaria. “É importante que as famílias que não desejam a vaga informem a Secretaria assim que forem notificadas, pois, em caso de desistência, o sistema leva pelo menos 10 dias para ser atualizado e disponibilizar a vaga para outra criança”, explicou Adriana Reichert.

A secretária também orientou que os pais que aguardam uma vaga procurem a Secretaria de Educação para buscar uma solução dentro das possibilidades existentes.

VEJA TAMBÉM  Datas do 17º Festival de Pesca Zé Aragão de Sorriso são definidas

Outro desafio enfrentado pela Secretaria de Educação de Sorriso é o “homeschooling”, ou ensino domiciliar. Atualmente, 12 famílias foram notificadas por optarem por essa modalidade, que, segundo a secretária, é proibida no Brasil. “É importante lembrar que a legislação brasileira não permite o ensino domiciliar. A educação é um direito das crianças, e a partir dos 4 anos a escolarização é obrigatória”, alertou Reichert.

A Secretaria de Educação segue acompanhando os casos para garantir que as crianças recebam o ensino adequado.