Em live, Dr. Gimenez e Janaina Riva esclarecem dúvidas sobre prevenção à Covid-19 na gravidez e amamentação


.

Foto: Rose Domingues Reis / Gabinete do deputado Dr. Gimenez

O deputado estadual e médico Dr. Gimenez (PV) participou de uma live na terça-feira (04), com a deputada estadual Janaina Riva, para juntos tratarem de dúvidas e prevenção à Covid-19 na gestação e também passar dicas de amamentação. A agenda trouxe o relato pessoal da deputada, que está gestante, marcando a Semana Mundial de Aleitamento Materno.

A deputada, que está com aproximadamente 36 semanas de gravidez, ou seja, na reta final, explicou durante a live que, por medo da contaminação, agendou os exames pré-natais em locais sem nenhuma aglomeração e, na data, entrava apenas no momento de fazer o procedimento.

“Esse debate é fundamental, uma vez que em meio à pandemia, as grávidas não sabem exatamente o que fazer, muitas estão apavoradas e ansiosas, pois temos vistos casos de mulheres que perderam o bebê, outras que perderam a vida. Assim como eu, as grávidas têm medo de sair de casa para tudo e as informações muitas vezes não são corretas”, disse Janaina.

Dr. Gimenez explicou que realmente é preocupante a situação do Brasil em comparação a outros países, pois um estudo divulgado recentemente apontou que até o início de julho houve 200 mortes de grávidas e puérperas e aproximadamente 1,8 mil mulheres tinham sido infectadas pela doença.

“É importante avaliar ainda que as mulheres mais pobres e negras estão mais vulneráveis, considerando que um estudo da Revista Científica “Clinical Infectious Diseases” (Universidade de Oxford/Unicamp e Unesp) apontou que a chance de morrer de Covid-19 entre as grávidas brancas era de 8,9% e entre as negras de até 17%”, explicou o deputado.

O parlamentar aproveitou a oportunidade para pedir as grávidas um cuidado especial quanto às regras de prevenção, entre elas, o uso da máscara, para evitar aglomerações e fazer a higiene adequada das mãos usando água e sabão e/ou álcool em gel. “Não é uma questão de pânico, é prevenção, esse é um esforço necessário de todos nós, principalmente das gestantes e suas famílias”, complementou.

Além disso, o parlamentar esclareceu dúvidas referentes à pandemia durante a gestação e amamentação, seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Com relação à testagem, por exemplo, grávidas com sintomas têm prioridade na realização do exame e podem necessitar de cuidados especializados.

“Ainda não se sabe se uma gestante com Covid-19 pode transmitir o vírus para seu feto ou bebê durante a gravidez ou o parto. Até o momento, o vírus não foi encontrado em amostras do líquido amniótico ou leite materno, por isso, não há imposição para que o parto seja cesariano. Portanto, a escolha sobre o parto deve ser da equipe médica conforme quadro clínico da paciente”.

Outra questão importante, durante o mês ‘Agosto Dourado – incentivo ao aleitamento materno’, é se as mulheres infectadas pela doença podem amamentar. O parlamentar e médico esclarece que sim, mas que precisam praticar a etiqueta respiratória durante a amamentação, usando máscara quando disponível, lavar as mãos antes e após tocar o bebê e rotineiramente limpar e desinfetar superfícies que tenham tocado.

“As mães que têm a doença podem tocar e segurar o bebê, pois o contato próximo e a amamentação precoce ajudam em seu crescimento e também fortalece a imunidade do bebê. Essa orientação da OMS só muda caso a mulher se sinta muito debilitada ou tenha outras complicações em razão da Covid-19, mas ainda assim ela pode extrair o leite para o bebê sempre que possível”.

Serviço – Estas e outras dicas foram tratadas durante a Live do Dr. Gimenez que podem ser acessadas no vídeo completo, disponível em seu canal no YouTube: https://youtu.be/BY-EVgC_yOs

 

Fonte: ALMT

Comentários Facebook