Em menos de dois meses, PDI Itinerante apresenta resultados positivos em Juína

Visitantes do Sarau Literário no município de Juína recebem informações sobre o PDI

Em menos de dois meses, a experiência inédita de levar o Programa de Desenvolvimento Integrado do Tribunal de Contas de Mato Grosso a todos os recantos do município de Juína – projeto que ganhou o nome de ‘PDI Itinerante’ – já apresenta resultados positivos tanto para a população, que passou a ter mais informações sobre as metas e as ações da Prefeitura; quanto para a gestão, que conhece melhor os anseios da comunidade e pode buscar soluções mais efetivas.

A parceria da coordenação do PDI de Juína com a Ouvidoria Municipal e a Secretaria Municipal de Cultura permitiu que as informações da gestão municipal, como planejamento estratégico, metas e programas, chegassem aos moradores não apenas da área urbana de Juína, mas também da zona rural e das comunidades ribeirinhas e indígenas, que já vinham sendo atendidas pelo premiado programa desenvolvido pela Biblioteca Municipal que mistura leitura, arte e inclusão.

De acordo com Viviane dos Anjos Pinheiro, coordenadora dos projetos I e II do PDI, o PDI Itinerante tem como missão levar a todos os cantos do município as ações desenvolvidas em cada secretaria. Além disso, os moradores de cada comunidade visitada recebem uma Caixa de Sugestões, para fazer solicitações aos secretários e ao prefeito, Altir Peruzzo, e os gabinetes são colocados à disposição dos cidadãos.

ESPAÇO DE LITERATURA
Visitantes do Sarau Literário em Juína conhecem a importância do PDI do TCE-MT para o desenvolvimento da gestão municipal e suas atividades

Viviane afirma que o trabalho árduo de unir as agendas da Ouvidoria, do Portal Transparência, e de todas as secretarias, principalmente a de Cultura, compensou. “Muitos moradores não sabiam o que a Prefeitura estava fazendo, o que era o PDI, nós mostramos a eles e eles também trouxeram problemas que não conhecíamos e, junto com os secretários, nós achamos soluções”, destacou.

Ela ressaltou que desde o lançamento do PDI Itinerante, durante a II Festa da Colheita, ocorrida nos dias 22 e 23 de junho no distrito de Terra Roxa, até hoje, o programa já foi levado a vários eventos externos, sendo o último deles a Feira Agropecuária e Rodeio de Juína, a Expojuína 2019, realizada entre os dias 7 e 11 de agosto no Parque de Exposições, que recebeu milhares de visitantes.

Nós dizemos para a população que o município participa de um programa muito sério, e que esse programa requer da gente o cumprimento de metas. Mostramos que nós estamos bem intencionados para cumprir essas metas, mas que não queremos fazer isso sozinhos”
________
Adriano Souza
, secretário adjunto de Cultura de Juína

“A Secretaria Municipal de Cultura tem realizado eventos com grande número de participação da comunidade, eventos de extrema organização e com ambientes propícios para que eu consiga conversar com a comunidade, apresentar as metas do PDI e realizar o atendimento da Ouvidoria. Nossa missão agora é divulgar estes serviços e colocá-los à disposição da comunidade”, reforçou Viviane.

O secretário adjunto de Cultura de Juína, Adriano Souza, avalia que o PDI Itinerante estimula a participação dos cidadãos na gestão e conta que nestes pouco mais de dois anos da atual gestão foram criados seis conselhos de participação social, mostrando que a população está em peso nas demandas da Secretaria de Cultura, que encara a participação social como aliada, e não como um problema.

“Nós dizemos para a população que o município participa de um programa muito sério, e que esse programa requer da gente o cumprimento de metas. Mostramos que nós estamos bem intencionados para cumprir essas metas, mas que não queremos fazer isso sozinhos”, pontuou o secretário.

PDI

 Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado

O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) foi criado com base na própria expertise adquirida pelo TCE-MT como o planejamento estratégico, a utilização de novas tecnologias e a função orientadora para disseminar práticas de boa governança. Esta obra traz um apanhado completo sobre todos os projetos que compõem o programa e suas etapas de desenvolvimento.

ACESSE O LIVRO VIRTUAL

O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) foi criado em 2012, com base na própria expertise adquirida pelo TCE-MT com o planejamento estratégico, na utilização de novas tecnologias e na função orientadora para disseminar práticas de boa governança. Além do projeto 1, o PDI é composto por outros cinco projetos. São eles: Projeto 2 – Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã; Projeto 3 – Orientação por meio de Cursos Presenciais e a Distância; Projeto 4 – Controle Gerencial utilizando o sistema Geo-Obras; Projeto 5 – Modernização Institucional e Projeto 6 – TCEndo Cidadania.

Todos os projetos foram estruturados de forma transversal e integrada com a finalidade de otimizar a aplicação dos recursos públicos em benefício da sociedade. A expectativa do TCE-MT com a implementação do PDI é introduzir na administração pública e na sociedade de Mato Grosso as culturas do planejamento, da transparência, da educação continuada, da eficiência e da inovação, práticas essenciais para o desenvolvimento econômico e social.

Comentários Facebook