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Energia elétrica lidera ranking de reclamações no Procon Estadual

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Em julho deste ano, o Procon Estadual registrou 2.616 atendimentos. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), foram 1.923 registros, enquanto o atendimento online registrou 693 reclamações em Mato Grosso, por meio do site www.consumidor.gov.br.

No Sindec, o campeão de reclamações foi o setor “Serviços Essenciais”, com 967 registros. Liderando o setor está a categoria “Energia Elétrica”, com 378 atendimentos, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 329 registros. Na terceira posição ficou “Telefonia Celular”, com 162 reclamações.

Em segundo lugar está o setor “Assuntos Financeiros”, com 387 reclamações, registrando 123 procedimentos para a categoria “Banco Comercial”, 77 para “Cartão de Crédito” e 64 para “Cartão de loja”.

A área “Produtos” ocupa o terceiro lugar do ranking, com 251 atendimentos: 44 para a categoria “Telefone” (convencional, celular, interfone, etc.), 26 para “Assessório para Vestuário” (bolsa, cinto, chapéu, guarda-chuva, joia, bijuteria, luva, etc.) e 18 para “Geladeira e Freezer”.

Já o setor “Serviços Privados”, com 241 registros, está na quarta posição, com 87 procedimentos para “TV por Assinatura”, 38 para “Escola” (Pré, 1º, 2º graus e superior) e 18 para “Estabelecimento Comercial” (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.).

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Com 28 reclamações, o setor “Alimentos” está em quinto lugar, seguido pelo setor “Saúde”, com 26 reclamações. A última posição do ranking é ocupada pela categoria “Habitação”, que teve 23 registros.

Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, da Assembleia Legislativa (ALMT) e do Várzea Grande Shopping.

Atendimento online

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br, o Procon registrou 693 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” lidera o ranking, com 336 registros; em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 190 reclamações; e em terceiro, “Produtos de Telefonia e Informática”, com 81 registros.

Em quarto lugar está “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos” com 32 registros. “Demais serviços” ficou na quinta posição do ranking, com 23 reclamações, seguido de “Demais produtos”, com 20. Ocupando a sétima posição está a categoria “Transportes” com nove registros, “Turismos/ viagens” e “Educação” ficaram empatados com um registro cada, já os setores de “Água, energia e gás”, “Alimentos”, “Habitação” e “Saúde” não tiveram reclamações registradas no mês de julho na plataforma online.

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Serviço

O Procon-MT é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT) e atende na sede estadual, localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center ? Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

No posto do Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. Nos postos da Assembleia Legislativa e do Várzea Grande Shopping, o atendimento é de segunda a sexta-feira (das 7h às 18h na AL e das 9h às 19h no Shopping em Várzea Grande). Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.

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