Sorriso
Equipe de Sorriso participa de evento da Sicredi que analisa projetos educacionais
Colaborar. Deixar a competição de lado e pensar em um modo cooperativo de se viver. Para partilhar vivências e reforçar conhecimentos, a secretária de Educação de Sorriso, Lúcia Drechsler, e a já anunciada titular da pasta a partir de 2025, Adriana Reichert, participaram, no dia 14 de novembro, de um evento realizado pela Sicredi Celeiro MT/RR, em que foram analisados os programas educacionais promovidos pela instituição.
Junto às gestoras, também integraram o “time Sorriso” um grupo de coordenadoras ligadas diretamente aos projetos viabilizados em parceria com a Sicredi. Também participaram do evento, promovido na sede administrativa da cooperativa, gestores escolares e educacionais dos municípios de Cláudia e Sinop.
Uma das coordenadoras sorrisenses, Simone Macieski Nicolak, destacou que participar do evento trouxe muitos momentos de reflexão, de repensar a prática pedagógica e vivenciar novas experiências.
Para a secretária Lúcia Drechsler, o desenvolvimento de parcerias sempre é uma oportunidade para expandir o repertório de atividades com os alunos, enriquecendo o projeto pedagógico e inserindo novas vivências que fazem a diferença na vida de alunos, pais, professores e que acabam se irradiando por toda a comunidade.
Um dos programas de destaque é o “A União Faz a Vida”, que tem como objetivo promover a educação integral por meio da metodologia própria. Em parceria com os municípios, as escolas que desenvolvem o programa estimulam o protagonismo de crianças e adolescentes na construção do conhecimento, tendo o professor como mediador de uma aprendizagem significativa, os estudantes são incentivados a trabalhar em colaboração, desenvolvendo habilidades e exercício da cidadania, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com o bem comum.
Outra iniciativa importante é a “Jornada da Educação Financeira nas Escolas”, que visa Aprender sobre a vida financeira desde criança desenvolvendo a melhor forma de hábitos saudáveis em relação ao dinheiro ao longo da vida. Em parceria com os municípios, os professores das escolas que aderem ao Programa levam conhecimentos básicos de maneira interdisciplinar com base na BNCC sobre finanças para os estudantes abordando temas como orçamento pessoal, poupança, consumo consciente e planejamento financeiro. O objetivo é formar cidadãos mais conscientes e preparados para lidar com as questões financeiras ao longo da vida. educação financeira com o propósito de “cooperar para uma vida financeira sustentável.”
Além disso, a Sicredi também apoia a criação de Cooperativas Escolares, que são iniciativas desenvolvidas por estudantes, com o suporte da cooperativa, para promover a educação cooperativista em parceira com a rede estadual de educação. Por meio dessas cooperativas, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar na prática os princípios do cooperativismo, desenvolver habilidades de gestão, empreendedorismo e responsabilidade social, além de promover ações que beneficiem a comunidade escolar.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
-
Politica MT7 dias ago
CCJ aprova projeto relatado pelo deputado Coronel Assis que autoriza Estados a alterar legislação penal
-
Várzea Grande7 dias ago
Procon realiza balanço positivo de ação itinerante e oferece orientações para compras natalinas
-
Geral7 dias ago
Chef Wal Untar apresenta ceia de Natal inesquecível com ingredientes exclusivos
-
Geral7 dias ago
Grupo ZF vence a sexta campanha em série nos últimos 2 anos
-
Geral7 dias ago
Enersim garante momentos inesquecíveis para crianças em tratamento de câncer, em seu camarote na Arena Pantanal
-
Politica MT7 dias ago
Jayme Campos chama deputado francês de ‘meia tigela’ em debate sobre Seguro Rural
-
Politica MT7 dias ago
Wellington Fagundes apresenta relatório de trabalho da subcomissão do Pantanal e reforça luta pela aprovação do Estatuto
-
Politica MT7 dias ago
Deputada Coronel Fernanda assume coordenação na FPA