Equipes redobram atenção em vigilância epidemiológica durante Caravana – Notícias – mt.gov.br

Equipes da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) estarão presentes com ações de suporte em várias áreas durante a 12ª edição da Caravana da Transformação, que começa neste 25 de fevereiro, em Cáceres. Antes mesmo do início da caravana, os técnicos da Vigilância Sanitária (Visa) vão ao local onde será realizado o evento para vistoriar e averiguar as adequações necessárias nas estruturas de atendimentos. Alojamentos e praças de alimentação também passam pelos olhos da Vigilância Sanitária e os exames pré-operatórios e as cirurgias também são supervisionados durante todo o evento.

As equipes de Vigilância Epidemiológica, Controle e Avaliação e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que terá duas unidades disponíveis no evento, também participam ativamente de todos o período da caravana, chegando sempre antes do primeiro paciente e saindo somente depois de encerradas as atividades do dia.

Ainda por causa do surto de conjuntivite ocorrido no início do ano, a superintendente de Gestão Hospitalar e Ambulatorial da SES/MT, Selma Aparecida Carvalho, comentou sobre o reforço na equipe de Vigilância Epidemiológica. “Estamos fortalecendo a parte epidemiológica nesta edição, para poder ter um maior controle sobre os riscos”, informou. A mesma equipe que estará presente na caravana, já esteve, junto com a Vigilância Sanitária, no local do evento.

Todas as ações da central da SES são realizadas em conjunto com os servidores do Escritório Regional de Saúde (ERS) da cidade que recebe a caravana. Uma parceria importante que visa potencializar os bons resultados da atuação da Saúde no evento. Assim como o Hospital Regional de Cáceres Dr. Antônio Fontes, que prestará o suporte de retaguarda e receberá, através de um médico do próprio hospital, as possíveis ocorrências atendidas pelo Samu.

Nesta edição, a previsão é de que mais de cinco mil pessoas devem passar pelo evento para receber atendimento, provenientes dos municípios de Araputanga, Curvelândia, Indiavaí, Glória D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Figueirópolis D’Oeste, Jauru, Conquista D’Oeste, Pontes e Lacerda, Nova Lacerda, Vale do São Domingos, e Vila Bela da Santíssima Trindade e do próprio município-sede.

Comentários Facebook